Sábado é Dia D contra o Sarampo em Ibirama

10/02/2020 13:39

Inicia nesta segunda-feira, (10) mais uma etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Até o dia 15 de março, pessoas com idade entre seis meses e 49 anos precisam se imunizar contra a doença. Em Ibirama, o Dia D de vacinação será realizado no próximo sábado, onde as Unidades Básicas de Saúde do Distrito de Dalbérgia, bairro São Miguel e Centro estarão abertas entre 8h e 17h, sem fechar para o almoço.

De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, a data também será uma oportunidade para os ibiramenses tomarem a vacina contra a febre amarela. “Toda nossa equipe estará a disposição para atender a população, mas, precisamos que as pessoas realmente busquem as unidades de saúde para serem imunizadas, é dessa forma que conseguiremos evitar a circulação dessas doenças”, explicou.

De acordo com a responsável pela imunização na Gerência Regional de Saúde, Josiane Verdi Schaade, havia recomendação do Ministério da Saúde para que fossem vacinadas pessoas com idades entre 5 e 19 anos, mas por conta dos casos que já surgiram em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde optou por ampliar a faixa etária.

Josiane lembrou ainda que o sarampo estava extinto no Brasil desde 2000, quando foi registrado o último caso. A partir de então, surgiram casos esporádicos, em pessoas que viajavam para o exterior e voltaram com a doença, mas agora ele está de volta à realidade. “Acredito que a falta de cobertura vacinal seja o fator determinante para que essa doença esteja de volta”, comentou.

Para quem tem dúvidas se precisa ou não da vacina, a orientação é revisar o histórico vacinal. Quem não possuir o documento, conforme Josiane, recebe uma dose por garantia. “Muitos casos de mortes de macacos com febre amarela já foram confirmados aqui em Santa Catarina. Todas as pessoas que chegarem para rever o histórico de sarampo, já terá analisada também a vacina contra a febre amarela”, pontua.

Sarampo em Santa Catarina

Entre os anos de 2019 e 2020 (até 25 de janeiro), foram confirmados 319 casos de sarampo em Santa Catarina. A faixa etária mais acometida pela doença é a de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, com 73,6% (235) do total de casos. Dos 295 municípios catarinenses, 39 já registraram casos de sarampo. Os municípios com mais casos são: Joinville (138), Florianópolis (46), Concórdia (18), Porto União (15), Jaraguá do Sul (14).

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Cesar Brustolin/SMCS