Prefeitura de Ibirama investe R$ 240 mil no Weihnachtsmarkt 2019

20/02/2020 10:20

Na última segunda-feira, 17, o presidente da Comissão Central Organizadora do Weihnachtsmarkt 2019, Grégory Kietzer, esteve na Câmara Municipal de Ibirama, onde fez a prestação de contas dos valores repassados pelo município para a realização do evento. A solicitação do uso do espaço da tribuna do Legislativo foi protocolada pela CCO em janeiro deste ano, considerando que os números também foram apresentados, anteriormente, ao Conselho Municipal de Cultura de Ibirama.

Com previsão orçamentária definida desde o início da atual administração, inclusive no Plano Plurianual, aprovado pela Câmara de Vereadores, o município alocou R$ 240 mil para a realização da festa. Posteriormente, foi lançado um processo licitatório para contratação de uma empresa, que ficaria responsável pela organização do evento, respeitando os critérios definidos no edital elaborado pela CCO e Departamento de Licitações da Prefeitura de Ibirama.

Bandas e atrações

Em relação a contratação das bandas, as principais atrações foram escolhidas por meio de votação popular, no site da Prefeitura de Ibirama, sendo que a empresa vencedora tinha obrigação de contratação dos shows. A estimativa é que a contratação dos shows do Atuais, Daniel, Os Serranos, Turma da Mônica, Vox 3, além de duas bandas regionais e 10 locais, tenha custado a organização da festa a quantia de R$ 253.720,00.

“Desde o início da administração planejamos o valor alocado para o retorno do Weihnachtsmarkt. Não podemos ver isto como um custo, mas, como um investimento na qualidade de vida e no lazer dos ibiramenses, como também, no estímulo da economia local. Ibirama ganhou evidência estadual com o retorno do Weihnachts, o que é muito bom para a autoestima de toda nossa comunidade”, frisou o prefeito, Adriano Poffo.

Além dos shows, a empresa vencedora do processo licitatório, a DCX Eventos, ficou responsável pelos serviços de caixa, equipe de segurança, limpeza e brigadistas, locação de tendas, sistema de sonorização e iluminação, banheiros químicos, geradores, material publicitário e demais estruturas utilizadas.

Lucros das entidades

Após uma chamada pública para participação das entidades da sociedade civil organizada de Ibirama, divulgada em jornal de circulação regional, 11 grupos mostraram interesse em participar da realização da festa na comercialização de produtos locais, como pasteis, espetinhos, entre outros.

O total de receitas foi de R$ 92.629,11, e o de despesas, R$ 67.051,92, sendo que o lucro destinado a cada uma das entidades participantes é de R$ 2.925,00.

O Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama, contou com uma programação diversa, que iniciou no dia 17 de novembro e foi concluída no dia 23 de dezembro, sendo que a agenda mais intensa de eventos ocorreu entre 5 e 8 de dezembro. “Os ibiramenses esperavam por esta festa. Se observarmos eventos como a Chegada do Papai Noel e o tradicional Desfile de Lanternas e Alegorias, entre as dezenas de outras atrações, podemos ter a certeza que o Weihnachtsmarkt voltou pra ficar, e poderá se tornar uma referência em festas natalinas na região do Vale do Itajaí”, destacou o presidente da CCO, Grégory Kietzer.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP