Prefeitura de Ibirama prepara comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher

10/03/2020 11:18

A prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realiza no dia 14 de março, a partir das 15h, uma grande celebração alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, que será realizada no Pavilhão do Centro de Eventos Manoel Marchetti.

De acordo com a secretária da pasta, Fabiani Tenfen Soberanski, o evento está sendo organizado com muito carinho por toda a equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação, para proporcionar uma tarde agradável às mulheres ibiramenses. “Sabemos que a data de celebração oficial é dia 8 de março, porém, como todos os dias são das mulheres, preparamos uma programação superespecial para o próximo sábado”, frisou.

Durante o evento haverão apresentações culturais, como o Coral de Vozes Femininas, apresentação musical de Heloysa Wagner e Duo de Jazz do Ballet Vania Queiroz. Temas pertinentes ao cotidiano das mulheres também serão abordados, como é o caso da palestra sobre a Saúde da Mulher, com a enfermeira Gabriela Romão, e o tema social, de reflexão e inteiração com as participantes: O que você já deixou de fazer por ser mulher? Que será o questionamento feito pela psicóloga, Daiane Rodrigues, e a assistente social, Daiana Vanzuita.

Durante o evento, a Stylo Farma, parceira do evento, ofertará gratuitamente o exame de bioimpedância, que é um procedimento que mede a composição corporal através da aplicação de uma suave e indolor corrente elétrica no copo. A corrente circula livremente pelo líquido do tecido muscular, mas encontra resistência do tecido adiposo, que é a gordura. Dessa forma, consegue-se obter a composição corporal da mulher e avaliar se a idade biológica está de acordo com a cronológica. Toda a avaliação será feita pela nutricionista Alexia Bronze Condeixa Cabral, do Hospital Doutor Waldomiro Colautti, que também trará dicas para melhorar a alimentação.

O Espaço Bem Vestir estará com doação de roupas e acessórios para as mulheres que tiverem interesse. Haverá sorteio de brindes e coffe break. “As mamães que não tiverem onde deixar seus filhos poderão participar também, pois teremos uma equipe de educadores para entreterem as crianças enquanto participam das palestas”, comentou Fabiani.

Origem da data

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista.

Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que começaram uma campanha dentro de movimentos sociais para reivindicar direitos e melhores condições de trabalho, que eram ainda piores do que as dos homens à época.

No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens. No entanto, há registros anteriores a essa data que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP