(47) 3357 8500

Boletim de notícias – Coronavírus em Ibirama - Terça-feira – 17 de março - 20h

17/03/2020 20:17

Geral

- Servidores públicos com sintomas de gripe ou doenças respiratórias agudas devem permanecer em seu domicílio.

- Um Decreto Municipal com orientações será publicado nesta quarta-feira.

- Eventos com aglomeração de mais de 100 pessoas estão proibidos.

 

Educação

- As aulas em toda a rede municipal de ensino de Ibirama serão canceladas a partir de quinta-feira, 19. A paralisação deverá durar 30 dias, conforme Decreto do Governo do Estado de Santa Catarina e Decreto da Prefeitura de Ibirama. A recomendação é que os pais ou responsáveis que tenham condições, evitem levar as crianças às unidades escolares a partir desta quarta-feira.

- A partir desta quarta-feira a Secretaria de Educação encaminhará uma correspondência com informações referentes ao cancelamento das aulas.

 

Saúde

- Atendimentos via telefone para casos de Saúde - 33578600

- Unidades de Saúde permanecerão abertas.

- Consultas eletivas, que envolvem atendimentos de rotina, mostra de exames ou renovação de receituários médicos estão canceladas. Estão mantidas as consultas de gestantes e pacientes oncológicos, assim como atendimentos de urgência e emergência.

- Nas Farmácias das Unidades Básicas de Saúde, os medicamentos para idosos, ou pacientes em outros grupos de risco, devem ser retirados por membros da família saudáveis. Medicamentos de uso contínuo serão distribuídos mesmo com prescrição de 180 dias. Em relação aos medicamentos controlados, a receita continua com validade de 30 dias, e antibióticos, 10 dias.

- Os Agentes Comunitários de Saúde continuarão suas visitas orientativas nas residências, porém, sem adentrar aos imóveis e sem contato físico com a população.

- Devem procurar as Unidades Básicas de Saúde pacientes que possuam dois ou mais sintomas, ou que tenha viajado ou em contato com alguém que viajou. Orienta-se cuidados básicos de higiene, repouso e isolamento por 14 dias. Estes pacientes serão monitorados pelos profissionais das unidades de saúde.

- Pacientes com dificuldades de respirar serão prontamente encaminhados a Unidade Hospitalar.

- Pacientes que estiverem com os sintomas do Coronavírus terão prioridade no atendimento.

- As consultas de rotina, com médicos, especialistas e dentistas, serão temporariamente canceladas e posteriormente reagendadas.

- CAPS atenderá somente usuários em cados graves, que apresentem riscos contra sua integridade física.

 

Assistência Social

- As reuniões dos Grupos de Idosos do município estão proibidas, considerando que eles estão inclusos no grupo de risco de infecção.

- CRAS paralisou as atividades que envolvem grupos de pessoas

 

Como evitar a infecção

Existem medidas que podem aumentar a prevenção e evitar a disseminação do vírus, como lavar as mãos frequentemente, por cerca de 20 segundos, com água e sabão. Utilizar álcool gel. Evitar lugares com aglomeração de pessoas ou fechados. Não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar deslocamentos enquanto a pessoa estiver doente.

O vírus permanece por até 24 horas em objetos, portanto, a única forma de eliminá-lo é realizar limpeza constante e manter os ambientes ventilados.

 

Procon pode multar estabelecimentos com preços abusivos

Conforme o Art. 39, do Código de Defesa do Consumidor, no caso específico de aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção ao Covid-19, o estabelecimento está sujeito as penalidades previstas em lei, entre elas, multa.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando