Prefeitura de Ibirama disponibiliza Portal Educa para aulas online

31/03/2020 08:51

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Educação, disponibiliza a partir das 18h desta terça-feira, 31, o Portal Educa para pais e responsáveis de alunos da rede municipal de ensino. O ambiente online, que poderá ser acessado por meio do link (gg.gg/portaleducaibirama) possui orientações de como os alunos poderão acessar as aulas online, que iniciam a partir do dia 3 de abril.

O espaço também disponibiliza um vídeo gravado pela secretária de Educação, Marilene Collet Krause, e gestoras da rede municipal de ensino. “Pedimos aos senhores pais que nos auxiliem neste momento complicado para que consigamos dar continuidade a Educação de nossas crianças. As aulas online terão respaldo legal e valerão para cumprimento dos dias letivos do ano”, destacou.

As aulas online são voltadas às crianças a partir do berçário até os 9 anos, da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A medida se faz necessária devido às ações de isolamento social, determinadas pelo Governo de Santa Catarina, durante o combate a disseminação do Coronavírus.

Os estudantes que não tiverem acesso à internet, poderão fazer a retirada de materiais impressos para estudos. “Pensando nos estudantes que não têm acesso à internet, também desenvolveremos materiais de estudos impressos, que podem ser retirados nas escolas”, explicou Marilene.

Aulas online fazem parte de componente curricular

As videoaulas serão realizadas com base em materiais didáticos, com textos e imagens, ferramentas audiovisuais e atividades dentro da plataforma Google For Education. Disciplinas que fazem parte dos componentes curriculares, como Ciências Humanas, Ciências Exatas e Linguagens também serão abordadas. “Todos os professores estão recebendo a capacitação necessária para o desenvolvimento desse trabalho que alcançará cerca de 2,5 mil crianças da rede de ensino de Ibirama”, destacou a secretária.

Uma das novidades será a abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS), as quais serão utilizadas nas próprias aulas transmitidas online. Os professores também ficarão online para tirar dúvidas, por meio do aplicativo Hangout, do Google For Education, conforme cronograma estipulado.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP