Saúde do Trabalhador atende seis empresas no primeiro semestre de 2023

25/07/2023 10:49

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou o primeiro semestre de 2023 com seis empresas atendidas pelo Programa Saúde do Trabalhador, que tem como objetivo promover a qualidade de vida do trabalhador, com o desenvolvimento de práticas voltadas a prevenção de doenças, que possam ser originárias de seu ambiente ou processos de trabalho, além de influenciar maior produtividade e rendimento na atividade profissional.

De acordo com a secretária de Saúde, Izabel Petersen, o trabalho é conduzido pelos enfermeiros Davi Weise e Maria Clara de Borba Freitas. “Foram atendidas seis empresas no primeiro semestre, onde foram identificados quatro colaboradores com necessidade de atendimento especializado, os quais foram encaminhados para procurar tratamento nas unidades de saúde”, comentou.

Ao todo foram realizados 172 testes rápidos, com objetivo e diagnosticar doenças como Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis. Além disso, também são ofertadas vacinas de rotina para adultos, sendo administradas aproximadamente 100 doses de imunizantes de doenças como Tétano, Hepatite B, Tríplice Virale Febre Amarela. Outra preocupação da equipe da Saúde do Trabalhador é relativa ao tabagismo, sendo que usuários são encaminhados para Grupos de Apoio ao Tabagista, com objetivo de abandonar o vício.

As empresas interessadas em participar do programa, podem entrar em contato pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, por meio do número 98829-2792, ou ainda, pelos e-mails epidemiologia@ibirama.sc.gov.br ou saude@ibirama.sc.gov.br. “Nossa equipe está preparada para levar prevenção e promoção à saúde dentro das empresas, garantindo maior produtividade dos colaboradores que podem fazer os exames básicos dentro do ambiente de trabalho”, finalizou a secretária.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP