(47) 3357 8500

UBS do Centro de Ibirama funcionará em horário diferenciado para vacinação contra gripe

29/04/2024 10:41

A baixa adesão dos ibiramenses à campanha de imunização contra a gripe Influenza, fez com que a Secretaria de Saúde de Ibirama ampliasse o horário de atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dieter Staudinger, no Centro. Entre os dias 13 e 17 de maio, a unidade estará aberta até às 19h para vacinação.

 

Outra mudança se refere ao grupo prioritário, que foi ampliado. A partir desta segunda-feira, 29, crianças entre 6 meses e 12 anos de idade têm direito a vacina, diferente do grupo anterior, que contemplava apenas crianças com idade até seis anos. “A medida foi adotada pela Secretaria de Estado de Saúde, devido a baixa adesão a vacinação no Estado e alto índice de crianças acometidas por doenças respiratórias”, destacou a enfermeira do Programa de Imunização do Município, Maria Clara de Borba Freitas.

 

Na semana passada, a secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, afirmou que 40% das pessoas afetadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave são criança com idade entre seis meses e 12 anos. Na última quarta-feira, 24, Carmen chamou a atenção para a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal. “Associado a esse cenário, a análise da demanda por leitos de UTI neonatal na data de hoje (24 de abril) mostra uma ocupação superior à 95%, sendo que das oito macrorregiões de saúde, seis estão com a totalidade dos leitos utilizados. Em relação aos leitos de UTI pediátricos, a ocupação no momento é de 93%, com três macrorregiões com lotação completa”, explicou.

 

Em Ibirama, os grupos prioritários compreendem 7.245 pessoas, sendo que apenas 2.358 foram imunizadas. “A vacinação contra a gripe Influenza é fundamental para prevenir casos graves da doença. A imunização também pode ser feita nas demais unidades de saúde, porém, onde não há Salas de Vacina, deve ser feito o agendamento com o enfermeiro responsável com, pelo menos, um dia de antecedência”, destacou Maria Clara. Além da UBS do Centro, a do bairro São Miguel e do Distrito de Dalbérgia possuem Sala de Vacinas.

 

Para receber a imunização, é necessária a apresentação do CPF e da caderneta para registro da aplicação e verificação de vacinas em atraso.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam em 2017 no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. No entanto, a vacina é contraindicada a pessoas com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo.

 

Serviço:

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza

Período: de 25 de março até 31 de maio

 

Quem tem direito à vacinação na rede pública:

- idosos com mais de 60 anos;

- crianças maiores de seis meses e menores de 12 anos;

- gestantes;

- mulheres puérperas (até 45 dias após o parto);

- trabalhadores da saúde (devem apresentar o registro no conselho da categoria ou o último holerite para comprovação do exercício da profissão);

- professores das redes pública e privada (precisam apresentar o último holerite para comprovação do exercício da profissão);

- povos indígenas;

- adolescentes acima de 12 anos sob medidas socioeducativas;

- portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina).

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Download das fotos em alta resolução
Carregando