Imóveis da Defesa Civil serão entregues oficialmente no dia 29

08/05/2024 14:51

Cinco famílias que tiveram os imóveis destruídos pela enxurrada que ocorreu em dezembro de 2020 em Ibirama, na manhã desta quarta-feira, 8, puderam conhecer suas novas casas. Após uma reunião no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, onde foi feito o sorteio da ordem das casas, os representantes das famílias foram até o bairro Progresso onde puderam entrar pela primeira vez nos imóveis.

Servidores da Secretaria de Obras trabalham nos ajustes finais nas áreas externas, deixando os espaços prontos para os toques pessoais de cada novo morador. “Ainda será feito um passeio com britas entre as casas e a parte da frente do imóvel ficará sob responsabilidade dos moradores fazer a parte de paisagismo e jardim”, destacou o prefeito de Ibirama, Jucélio de Andrade.

A entrega oficial dos imóveis será realizada no dia 29 de maio, às 9h. “Toda a parte documental também será viabilizada para a posse definitiva dos imóveis. Foi um trabalho burocrático e demorado, mas, essas famílias estão próximas de ter novamente um lugar pra chamar de seu”, destacou a secretária de Assistência Social de Ibirama, Fabiani Soberanski.

Mais um imóvel, oriundo do mesmo recurso, já foi entregue a um morador na localidade de Ribeirão das Pedras.

O investimento por parte do Governo de Santa Catarina nos seis imóveis foi de R$ 420 mil, com contrapartida do município de Ibirama de cerca de R$ 200 mil, um total de R$ 620 mil. Os imóveis possuem 50,36 metros quadrados de área construída em alvenaria, incluindo toda a infraestrutura, como instalações elétricas, hidráulicas e rede de esgoto. “A parte do paisagismo dos imóveis ficará sob responsabilidade dos moradores, que poderão cuidar da parte externa dos seus imóveis conforme seus gostos pessoais. São casas funcionais e que poderão trazer uma melhor qualidade de vida aos moradores”, destacou o diretor de Planejamento, Gerson Francisco.

À época, o pedido para viabilização dos recursos foi feito pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Ibirama, com base num estudo social realizado pela Secretaria de Assistência Social. Durante o período de espera, as famílias foram acompanhadas pelas equipes especializadas do Departamento de Habitação.

A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pela execução das obras é a JC Construções e Pavimentações LTDA, de Ibirama.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP