Prefeitura e Bombeiros Voluntários de Ibirama viabilizam ajuda humanitária para RS

13/05/2024 15:22

Na manhã desta segunda-feira, 13 os Bombeiros Voluntários de Ibirama enviaram uma equipe para apoio ao Estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente para o município de El Dourado, onde lá se juntará com a Força Tarefa dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina.

O trabalho foi possível por meio de uma parceria entre a corporação e a Prefeitura de Ibirama, que se colocou à disposição para subsidiar parte das despesas com a missão. “Há uma cobrança salutar da população para que nosso município venha ajudar o Rio Grande do Sul. Com a união de forças, junto aos Bombeiros Voluntários, decidimos firmar esta parceria e o município vai ajudar nas despesas para este trabalho. São profissionais capacitados para atuar em momentos de desastres e, com certeza, poderão auxiliar muito aquelas pessoas que tanto precisam”, destacou o prefeito, Jucélio de Andrade.

O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, Rudinei Pinsegher, explica que a corporação encaminhou uma ambulância com tração 4x4, 3 bombeiros e equipamentos utilizados para resgate e atendimento as vítimas. “Esta é a primeira missão realizada em parceria com a prefeitura e já estamos programando a ida de uma nova equipe com o retorno do pessoal que hoje está se dirigindo ao município de El Dourado”, destacou.

Doações serão recebidas até esta terça-feira, 14

Outra frente de ajuda está sendo realizada pela Defesa Civil de Ibirama. Estão sendo recebidos donativos no Centro de Eventos Manoel Marchetti, os quais, posteriormente serão encaminhados ao Rio Grande do Sul.

Os itens recomendados pela coordenação do trabalho, que está sendo gerenciado pela AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí), são alimentos não perecíveis, preferencialmente em cestas básicas fechadas para facilitar o transporte e distribuição, água potável, kits de higiene pessoal, produtos de limpeza, colchões e cobertores (higienizados e prontos para uso) e ração para pets.

Entre os itens que não estão sendo recebidos estão roupas, móveis e calçados. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Ibirama, muitas roupas estão sendo doadas por toda a população do Alto Vale, o suficiente para dar os atendimentos iniciais. “Nossa prioridade é água potável, alimentos prontos para consumo e cobertores”, destacou.

Os donativos podem ser recebidos entre 8h30min e 11h30min, e das 13h30min às 16h30min. A expectativa é que um comboio de caminhões e veículos das Defesas Civis da região se dirijam até o Rio Grande do sul neste sábado, 18.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP