Imóveis da Defesa Civil serão entregues nesta quarta-feira, 29

28/05/2024 13:38

Nesta quarta-feira, às 9h, será feito o ato de entrega oficial de seis imóveis construídos por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ibirama e a Defesa Civil de Santa Catarina, para famílias que perderam seus imóveis na enxurrada que castigou o município em dezembro de 2020. O ato será realizado no local onde foram construídos os imóveis, no bairro Progresso, próximo a construção da nova Sede da APAE de Ibirama. Um dos imóveis já foi entregue a um morador na localidade de Ribeirão das Pedras, onde um terreno foi cedido para construção do imóvel.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação de Ibirama, Fabiani Soberanski, o trabalho foi árduo e realizado por várias mãos. “Toda a parte documental também será viabilizada para a posse definitiva dos imóveis. Foi um trabalho burocrático e demorado, mas, essas famílias estão próximas de ter novamente um lugar pra chamar de seu”, destacou.

O prefeito Jucélio de Andrade ratificou a importância do trabalho técnico e de articulação política para viabilização dos imóveis. “Um município precisa um corpo técnico e profissional para vencer a burocracia, e político para fazer a papelada andar. Tanto nossa equipe da Defesa Civil, quanto do Planejamento estão de parabéns. Importante também agradecer a sensibilidade do governador Jorginho Mello e do secretário Jerry para a liberação desses recursos”, frisou.

O investimento por parte do Governo de Santa Catarina nos seis imóveis foi de R$ 420 mil, com contrapartida do município de Ibirama de cerca de R$ 200 mil, um total de R$ 620 mil. Os imóveis possuem 50,36 metros quadrados de área construída em alvenaria, incluindo toda a infraestrutura, como instalações elétricas, hidráulicas e rede de esgoto.

À época, o pedido para viabilização dos recursos foi feito pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Ibirama, com base num estudo social realizado pela Secretaria de Assistência Social. Durante o período de espera, as famílias foram acompanhadas pelas equipes especializadas do Departamento de Habitação.

A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pela execução das obras é a JC Construções e Pavimentações LTDA, de Ibirama.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP