(47) 3357 8500


Conforme a Política Nacional de Assistência Social, a Proteção Social Especial organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado. É destinada a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social devido à violação de direitos. 


Sua atuação se direciona a situações que demandam trabalho social especializado, tais como: violência física e psicológica, abandono, abuso ou exploração sexual, situação de rua, trabalho infantil, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e afastamento do convívio familiar.

 

Programas e serviços em Ibirama:

 

- Acompanhamento de serviço de acolhimento institucional

Este serviço tem por intenção garantir a proteção integral a famílias e/ou indivíduos no caso de acolhimento em diferentes tipos de equipamentos, que tenha sido motivado por vínculos familiares rompidos ou fragilizados. É voltado tanto para crianças e adolescentes, quanto a jovens, adultos, pessoas com deficiência, idosos e mesmo famílias.

 


- Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências

Atende indivíduos atingidos por situações de emergência e calamidade pública -  tais como incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos, etc -  que tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais, e se encontram temporária ou definitivamente desabrigados. Também se aplica a famílias removidas de áreas consideradas de risco, por prevenção ou determinação do poder judiciário. O serviço promove apoio e proteção, com a oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme a situação. Assegura a realização de articulações e a participação em ações conjuntas para  minimizar danos e prover necessidades.


 

- Acolhimento em família acolhedora (EM CONSTRUÇÃO)

Este serviço organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, em residência de famílias acolhedoras cadastradas, que tenham sido afastados da família de origem por medida de proteção. É previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, até o encaminhamento para adoção. O serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem. Atende crianças e adolescentes, inclusive aqueles com deficiência, aos quais foi aplicada medida de proteção, por motivo de abandono ou violação de direitos, cujas famílias ou responsáveis se encontram temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

Carregando