(47) 3357 8500

Vigiagua

Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano - VIGIAGUA 

 
• O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano - VIGIAGUA consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na Portaria MS nº. 2914/2011, como parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde - SUS.
 
• As ações do VIGIAGUA são desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde Municipais, Estaduais, e do Distrito Federal e pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental.
 
• No município de Ibirama, a Vigilância Sanitária coleta mensalmente água utilizada para o consumo humano em dez pontos, estabelecidos pelo plano de amostragem, para análise físico química e microbiológica com o objetivo de garantir a potabilidade da água utilizada para o consumo humano, conforme legislação.
 

Plano de Amostragem da Água - 1º Semestre de 2015 

 

Relatórios  da Qualidade da Água

 
 
 
 
 

Padrão de Potabilidade

Acesse aqui a Tabela de Parâmetros 

Limpeza da Caixa d’Água

Acesse aqui o Folder informativo. 

Legislação sobre a qualidade da água

 
 
 

Captação

• A água que abastece o município de Ibirama é captada no Rio Sellin, que pertence a Bacia Hidrográfica do Raio Itajaí Norte.
 
• De acordo com a Resolução CONAMA n 357/2005 o manancial é classe 2 e o processo de tratamento é feito por uma ETA Convencional, de acordo com a classe de enquadramento da água.
 
• As possíveis fontes de contaminação do manancial são: dejetos domiciliares e industriais, criação de peixes, porcos, bovinos, cultura de arroz, fumo, milho e aipim.
 

Contato

Vigilância Sanitária: Monitoramento da qualidade da água

Endereço: Rua Dr. Getúlio Vargas, 70 - 2º andar – Centro. Telefone: (47) 3357 8512.  

Horário de Atendimento:  Segunda  a sexta feira  - das 07h e 30min às 12h  e das 13h às 17h.

Ver outros serviços
Carregando