Começa neste sábado, dia 8 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A campanha, que deverá se estender até o dia 28 de novembro, visa vacinar crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirama, o município estima ter 969 crianças nesta faixa etária. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público alvo.
A vacinação em Ibirama estará disponível na Unidade de Saúde Central – PAM – e também em Dalbérgia. A imunização será oferecida de segunda a sexta, das 8 às 17h. Os pais ou responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação das crianças. Neste ano, o dia D de Mobilização Nacional (sábado) será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22.
É importante destacar que não haverá vacinação na Praça Erwin Scheideimantel, no centro da cidade, pois a vacina contra o sarampo é injetável e só pode ser oferecida nas unidades que possuem sala de vacinas, devido aos cuidados de armazenamento e técnicas de aplicação das mesmas.
SAIBA MAIS
Sarampo
É uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema, até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
Pólio
É uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
Vacina dTpa para gestantes
Além das campanhas de poliomielite e sarampo, a partir de novembro uma nova vacina será disponibilizada na rede pública: trata-se da vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular), ou dTpa, que será disponibilizada para gestantes a partir da 27ª semana de gestação e poderá ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. Segundo o Ministério da Saúde é importante que a gestante seja vacinada com a dTpa o mais precoce possível, a partir do período descrito acima, pelo risco de intercorrências, a exemplo, do parto prematuro.
O Ministério da Saúde esclarece que a vacina será introduzida, a partir de novembro de 2014, no Calendário Nacional de Vacinação da gestante como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano).
A vacina tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos visto que a doença é cada vez mais relatada em crianças mais velhas, adolescentes e adultos, sendo a fonte de transmissão mais frequente para as crianças, especialmente as menores de um ano, pois podem apresentar quadros atípicos da doença, dificultando o diagnóstico e possibilitando a transmissão para lactentes, com maior risco de desenvolverem complicações e podendo levar a óbito.
Esta vacina oferece proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida (passagem de anticorpos maternos por via transplacentária para o feto) quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762