A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe encerra nesta sexta-feira, dia 22 de maio. Em Ibirama, das 4.787 pessoas – meta estipulada pelo Ministério da Saúde – 3.200 foram imunizadas, o correspondente a 66% do total. Mais de 1.500 pessoas ainda não tomaram a vacina no município.
“Infelizmente esta não é uma realidade exclusiva de Ibirama, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), dos 295 municípios catarinenses, somente 12 alcançaram a meta de 80% da cobertura prevista em todos os grupos prioritários. Por isso, chamamos a atenção de todos os integrantes do público-alvo da campanha que ainda não se imunizaram para que compareçam nas Unidades Básicas de Saúde de Ibirama”, diz Larissa Martins, responsável pela Campanha no município.
Quem recebe a imunização?
Indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Locais de vacinação em Ibirama:
A Secretaria Municipal de Saúde solicita que a população alvo procure o atendimento nas UBS – Unidades Básicas de Saúde de Ibirama, durante o horário normal de funcionamento para receber a dose da vacina contra a gripe. O paciente deve levar a carteira de vacinação e atestado médico caso tenha uma doença crônica ou outra categoria de risco para influenza. As crianças recebem ainda uma segunda dose, que deve ser aplicada um mês após a primeira.
Casos de Síndrome Respiratória Grave por influenza
Em 2015, até o dia 13 de maio, foram confirmados 14 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza no Estado. Desses casos, nove são pelo vírus A (H3N2), quatro pelo vírus A (H1N1) e um pelo vírus B. Na segunda-feira, 11, foi registrada a primeira morte por SRAG causada pelo vírus Influenza A(H1N1), de um residente em Videira.
Quais são as doenças crônicas e outras condições clínicas especiais para vacinação contra influenza?
Doença respiratória crônica (Asma, DPOC, fibrose cística, etc);
Doença cardíaca crônica (Hipertensão arterial com comorbidade, insuficiência cardíaca, etc);
Doença renal crônica (Síndrome nefrótica, paciente em diálise);
Doença hepática crônica (hepatites crônicas, cirrose);
Doença neurológica crônica (AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla, etc);
Diabetes;
Pacientes imunodeprimidos;
Obesos grau III;
Transplantados;
Portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras).
Segurança
A vacina usada na campanha contra a influenza é segura e bem tolerada. Em poucos casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Um pequeno número de pessoas vacinadas pela primeira vez podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre. Todas essas ocorrências acontecem em um número bem pequeno de indivíduos, são leves e tendem a desaparecer em 48 horas. A vacina contra a influenza (gripe) é inativada, contendo vírus mortos, fracionados ou em subunidades, não podendo, portanto, causar gripe.
Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre de 4 a 6 semanas após a vacinação.
Sobre a gripe
A gripe é uma doença grave causada pelo vírus influenza, que é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo sobreviver por minutos no ambiente, principalmente em superfícies tocadas frequentemente. Os sintomas iniciais são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e persiste por cerca de três dias.
Como evitar a gripe?
Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;
Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;
Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Higienize as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Mantenha os ambientes bem ventilados;
Evite contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.
Se você tiver sintomas de gripe, deve:
Procurar imediatamente um serviço de saúde a fim de buscar tratamento adequado;
Após o início do tratamento, deve-se evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas);
Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762