(47) 3357 8500

Prefeitura de Ibirama e Epagri promovem capacitação para serventes/merendeiras

Parceria garantiu dia de aprendizado e troca de conhecimentos
09/02/2017 10:15

Durante toda a quarta-feira, 8 de fevereiro, duas turmas de serventes/merendeiras participaram de uma formação promovida pela Prefeitura de Ibirama, Secretaria Municipal de Educação e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Epagri. A ação aconteceu na Escola Municipal Caminho da Estação.
Durante o evento, as profissionais da Epagri dividiram conhecimentos com as serventes/merendeiras sobre temas diversos. O dia encerrou com belos e saudáveis pratos, que em breve serão preparados para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ibirama.

Saiba mais:

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

Oferecer novas alternativas de preparo de receitas com produtos da agricultura familiar;
Oferecer possibilidades de diversificar o cardápio nas unidades escolares;
Promover integração entre as profissionais;
Possibilitar reflexão sobre o papel de cada uma na unidade escolar, dificuldades vivenciadas, valores, ética e cidadania;
Promover um ambiente colaborativo na unidade escolar e demais órgãos envolvidos no exercício da profissão;
Valorizar o ser humano e fortalecer a autoestima.

PERÍODO DA MANHÃ – Foco desenvolvimento humano.

Base conceitual da capacitação: Pedagogia da Cooperação.

Atividades desenvolvidas:

Dança circular, diálogo colaborativo, dinâmica da teia da vida, construção do crachá com características pessoais de cada uma, árvore das expectativas sobre a atuação na unidade e o que esperam de apoio para desenvolverem o trabalho, avaliação e encerramento.
A capacitação foi conduzida buscando a participação efetiva de todos os presentes.
Instrutoras: Leonir Claudino Lanznaster – Pedagoga – Extensionista social Epagri e Sônia Maria Abatti – Pedagoga – Extensionista Social Epagri.

PERÍODO VESPERTINO

Na parte da tarde foi realizada capacitação prática com as merendeiras, preparando receitas saudáveis que utilizam produtos da agricultura familiar. Foi elaborada a biomassa da banana-verde, que consiste em uma preparação feita com polpa de bananas-verdes cozidas. Esta simples preparação possui amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir, sendo capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal.
A biomassa foi utilizada em algumas receitas: brigadeiro, cobertura de chocolate para bolos, molho de tomate, maionese e patês, tornando-as mais nutritivas e reduzindo a quantidade de açúcares e gorduras das receitas tradicionais. Além destas, foram realizadas outras preparações: torta rápida, bolo de couve-flor, pão de abóbora de minuto, biscoito de batata-doce e dois sucos nutritivos.
O objetivo da capacitação foi apresentar novas receitas para as merendeiras, com preparo fácil e rápido, para que possam adaptar nas unidades escolares conforme a realidade de cada uma e idade dos alunos.
Instrutora: Nilca Weiss – Pedagoga – Extensionista Social – Epagri e Eloísa Rovaris Pinheiro – Nutricionista – Extensionista Social – Epagri. 

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762

Download das fotos em alta resolução
Carregando