A equipe de profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Ibirama realizou o I Seminário de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo. O evento, que aconteceu no dia 26 de abril na Sociedade Desportiva União, integra o Programa de Prevenção “Educação Social: Uma Proposta de Prevenção Contra as Deficiências”, que é desenvolvido em Ibirama. Aproximadamente 100 pessoas participaram, entre membros da comunidade local e municípios vizinhos, pais de crianças com autismo e profissionais da área da educação.
Em 2007 a Organização das Nações Unidas – ONU declarou o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em virtude da data pretendeu-se realizar durante o mês de abril o I Seminário, com o objetivo de contribuir com a disseminação e conscientização de informações de qualidade sobre o tema, como a discussão de aspectos desafiadores que envolvem o diagnóstico, o que realmente está estabelecido do ponto de vista terapêutico e o desafio da inclusão escolar.
Programação do dia
O evento integrou uma programação de atividades, que envolveu:
Psicóloga da instituição Laíse Sacani Sievers, que abordou sobre a importância de discussões amplas sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA, características e indicativos precoces que podem existir desde o nascimento e serem óbvias ou mais sutis, sendo mais visíveis ao longo do desenvolvimento. Níveis do quadro do espectro do TEA, bem como diagnóstico e tratamento.
Em seguida foi apresentado de forma ampla e focada sobre os indicativos de Atrasos Globais no desenvolvimento ou dificuldades que são apresentados por crianças com TEA, nas habilidades de linguagem, sensoriais e motoras. Contando com as palestrantes e profissionais da APAE: fisioterapeuta Jussara de Andrade, terapeuta ocupacional Talita Ferreira Gonçalves e fonoaudióloga Talita Ferreira.
Por último, para fechar o evento, o psicopedagogo Vilmar Rodrigues abordou sobre o contexto familiar e escolar, em uma visão de inclusão e aprendizagem.
Vale salientar que a equipe da instituição promovedora do evento sentiu-se agradecida pela presença e interação dos participantes no debate final, concluindo dúvidas, esclarecendo marcos dentro do espectro, bem como auxiliando em alguns manejos dentro do contexto escolar da criança com TEA.
O autismo
O autismo ou Transtorno do Espectro Autista – TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do neurodesenvolvimento, diagnosticado na infância. Caracteriza-se pela dificuldade na comunicação/linguagem, orientação social e comportamentos repetitivos, restritos ou estereotipados. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes.
Acredita-se que o transtorno atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, numa prevalência estimada em 1% da população, configurando um problema de saúde pública devido o impacto que causa no funcionamento do indivíduo, nas suas relações e aprendizado e muitas vezes intelectual.
Informações e imagens: Equipe Multidisciplinar da APAE de Ibirama.
Sheyla GermanoJornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama