Os ibiramenses interessados em identificar as prioridades locais na área da saúde, como também, que têm sugestões a fazer, ou elogios ao trabalho realizado por médicos, enfermeiros e demais profissionais da rede, devem participar da Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 28 de fevereiro, a partir das 8h, no Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti.
O encontro é realizado a cada quatro anos e é conduzido pelo Conselho Municipal de Saúde, formado por representantes do Poder Público e da comunidade, e tem como objetivo mobilizar e estabelecer diálogo com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Este ano, a conferência tem como tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, com o os eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
A etapa municipal é base para o planejamento ascendente do SUS, sendo responsável pela elaboração de propostas e revisão dos Planos Municipais de Saúde elaborados para os anos de 2022 a 2025.
Nas etapas municipais serão elaboradas e aprovadas propostas e diretrizes que atendam às necessidades de saúde da população em nível municipal e eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas que participarão da conferência estadual de saúde. As conferências estaduais serão realizadas entre abril e maio de 2023
De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, a intenção é fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da conferência. “A partir disso poderemos elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do plano plurianual do SUS”, frisou.
A Conferência Municipal de Saúde é uma realização da Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde, com apoio do Consórcio Empresarial Salto Pilão (Cesap). O encontro é aberto a toda a comunidade interessada em discutir o futuro da saúde de Ibirama.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP