Assistir TV sem ruído ou chiado e com melhor qualidade de som e imagem já é realidade em Ibirama. Esse é o resultado do Programa TV Digital, criado pelo Ministério das Comunicações e que tem como objetivo digitalizar o sinal da televisão em 1.638 municípios brasileiros que contam apenas com o sinal analógico de TV aberta.
Mas, para receber o sinal é necessário um kit de antena digital ou conversor, que são comercializados em lojas de produtos eletrônicos. Porém, há possibilidade de famílias receberem o kit gratuitamente. Um dos critérios definidos pelo Ministério das Comunicações é que estas famílias estejam inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, pelo menos até julho de 2022.
O agendamento para receber o kit gratuitamente deverá ser feito até dia 25 de agosto e poderá ser feito pelo telefone, por meio do 0800 000 1620, ou ainda pelo link https://tvdigital.sejadigital.com.br/nis .
Quem operacionaliza esse processo por todo o Brasil é a Seja Digital, entidade administrativa, não-governamental e sem fins lucrativos criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2015 para operacionalizar essa e outras políticas públicas no país. O papel da Seja Digital é articular a adesão ao programa junto aos gestores públicos municipais e às entidades de radiodifusão, além de implementar a infraestrutura necessária para a transmissão do sinal de digital de TV.