O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, em parceria com a Prefeitura de Ibirama, deu início à elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS). O projeto, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, visa implementar políticas públicas e programas para garantir moradia digna à população de baixa renda, alinhando-se às diretrizes do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS).
A iniciativa conta com a expertise dos professores Rogério Simões, Marilei Kroetz e Valkyrie Vieira de Fabre, da Udesc Alto Vale, ligados ao programa de extensão Gestão Intersetorial de Serviços Públicos (Gisp), ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Contabilidade Pública (Gcop) e ao grupo Conceito Engenharia, da Engenharia Civil. Segundo a coordenadora do projeto, o PMHIS será fundamentado em princípios de inovação e sustentabilidade, beneficiando toda a população do município.
A secretária municipal destacou a importância da participação ativa da Udesc nas ações desenvolvidas em Ibirama e reforçou o papel da comunidade no processo. “As equipes trabalharão em conjunto para desenvolver um plano que reflita as reais necessidades da população e atenda aos critérios para acessar recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social”, afirmou.
Como parte da elaboração do PMHIS, dois eventos estão programados:
04/12/2024, às 16h: Socialização dos dados do plano, na Câmara de Vereadores de Ibirama;
16/12/2024, às 17h: 2ª Audiência Pública, também na Câmara de Vereadores, para apresentação do anteprojeto da Lei Habitacional.
A participação da população é essencial para garantir que as políticas habitacionais atendam às reais demandas do município.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama