Agricultores de Ibirama visitam Estação Experimental da Epagri de Ituporanga

Grupo conhece o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças – SPDH
11/08/2017 16:47

Cerca de 30 agricultores de Ibirama visitaram nesta quinta-feira, dia 10, a Estação Experimental da Epagri, de Ituporanga, para conhecer um novo sistema de plantio de hortaliças, o SPDH, que traz ótimos resultados para os produtores e pode ser adaptado para qualquer região do estado.
A programação do dia iniciou com uma palestra técnica sobre o SPDH e visita à três propriedades, que já adotaram o novo sistema. Depois, os agricultores também conheceram outros produtores que adaptaram máquinas agrícolas para essa forma de cultivo.
Na oportunidade, os visitantes também conheceram uma nova experiência de comercialização de hortaliças de um grupo organizado chamado “Sabor do Campo”, que foi criado com o apoio da Epagri para promover mais do que a produção de simples produtos comerciais, mas sim a produção de alimentos seguros, com foco na responsabilidade e no respeito aos consumidores.
O objetivo do grupo é produzir bem, e com sustentabilidade, prezando pela qualidade dos produtos, pelo uso consciente e até a eliminação de agroquímicos, onde os agricultores sempre oferecem produtos saudáveis para seus consumidores.
Na opinião do diretor da Agricultura de Ibirama Edson Luis Bittencourt, essa forma de produzir é muito interessante, pois os agricultores respeitam o uso e a vida do solo, promovendo a produção sustentável e assim divulgam mais os seus produtos alcançando mercados maiores, e aumentando a renda das famílias envolvidas.
Atualmente, esse grupo organizado de agricultores vendem seus produtos na Merenda Escolar, Feira Livre, mercados do município e também na rede Angeloni.
A viagem de trabalho foi organizada pelo técnico da Epagri de Ibirama Marcelo Steiner, em parceria com a Prefeitura de Ibirama, que cedeu o ônibus para o transporte dos agricultores.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP