Projeto Futuro Saudável será lançado em Ibirama

Ação é organizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação
11/10/2017 13:41

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, lançarão, no dia 18 de outubro, o Projeto Municipal Futuro Saudável. O evento acontecerá no auditório da Escola de Educação Básica Eliseu Guilherme, às 19h, e toda a comunidade é convidada a prestigiar.
O Projeto Futuro Saudável tem a intenção de contribuir com a formação integral dos estudantes das Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. “O objetivo do Projeto será trabalhar com crianças e adolescentes o autocuidado e a prevenção, com temas abrangentes que correlacionem saúde, educação e qualidade de vida”, explica a coordenadora técnica do Projeto Dianare Cucco Stupp.
Por meio da ação, a Secretaria Municipal de Saúde vai ofertar para as instituições escolares palestras sobre diversos temas, que serão ministradas por profissionais específicos de cada área. Cada Escola escolherá o tema a ser abordado, de acordo com a necessidade específica de cada estabelecimento de ensino. O Projeto será desenvolvido em ciclos anuais e será reestruturado a cada ciclo conforme a demanda das escolas.
O Projeto, que é intersetorial, envolverá a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Estratégias da Saúde da Família – ESF, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Agentes Comunitários de Saúde – ACS, Proteção e Defesa Civil e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Veja os temas que serão ofertados:

Ações de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti; Adolescência nos dias Atuais; Atribuições do Agente Comunitário de Saúde; Cultura da Paz: seja um Multiplicador; Desastres Ambientais; Suicídio; Direito Sexual e Reprodutivo e prevenção DST/AIDS; Gênero e Orientação Sexual; Higiene Pessoal, Bucal e Doméstica; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil; Promoção da Saúde Auditiva e Identificação de educandos; Promoção da Saúde ocular e Identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; Promoção e Avaliação de Saúde Bucal e aplicação tópica de flúor; Verificação e atualização do esquema vacinal; Violência contra a Criança e Adolescente.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP