Ibirama comemora 120 anos de fundação

Data foi comemorada com ato solene na Câmara, restauração da Praça da Bandeira, desfile, caminhada e festa na praça
13/11/2017 14:33

Nos dias 10 e 11 de novembro, continuaram as comemorações alusivas ao aniversário de 120 anos de Fundação de Ibirama. A programação iniciou na quarta (08) – dia do aniversario, com um ato solene e homenagens diversas na Câmara Municipal, e continuou na sexta e no sábado, com uma linda festa na Praça da Bandeira, em frente ao Arquivo Público Municipal.

Desfile Comemorativo e entrega oficial da restauração da Praça da Bandeira

Na noite de sexta (10), mesmo com chuva, representantes de Associações e Entidades desfilaram da Praça José Deeke até Praça da Bandeira, lembrando as atividades esportivas e culturais trazidas pelos imigrantes para Ibirama.

Dez grupos se apresentaram no Desfile: Banda Municipal de Ibirama; Sociedade de Atiradores Rio Rafael Alto; Sociedade de Atiradores Rio Sellin; Sociedade de Atiradores Ribeirão das Pedras; Sociedade Esportiva União – Equipe de Bolão; Clube Recreativo Hamônia – Equipe de Bolão; Sociedade Esportiva e Recreativa Guarani – Departamento de Bolão; Grupo Folclórico New Bremenn Wolkstansgruppe; Igreja Evangélica de Confissão Luterana e Grupo Reviver; e Associação de Artesãos de Ibirama.

Na sequência, com a intenção de presentear a comunidade ibiramense, o Governo Municipal entregou oficialmente a restauração da Praça da Bandeira. O espaço público foi restaurado com a intenção de deixá-lo com aspecto e características originais de quando foi inaugurado, em 1.952. O piso, os bancos, a iluminação e o busto de Olavo Bilac foram restaurados. A Praça também recebeu uma obra de arte – um mosaico que apresenta a Bandeira de Ibirama, feita pelo artista Leonardo Martins Posenato, de Porto Alegre.

O ambiente ainda recebeu floreiras, construídas com madeira de demolição. As flores foram presentes da comunidade, doadas por: Elisabeth Krieck; Siegrid Schlup; Valfrido Uhlmann; Elvira Holetz; Rolf e Margot Betz; Ingrid Eberspächer; Elfi Schacht; Luciana Ganal; Wally Reblin; Nair Tanck; Lenir Ferreira; Ingeborg Gehrke; Edilsa Bagio Gorges; e Floricultura Petry – em nome de Bento e Rosani Petry.

A placa inaugural foi descerrada pelo prefeito Adriano Poffo e pelo vice-prefeito Jucélio de Andrade.

Para encerrar a noite, a Escola Municipal Bairro Operário, a Escola de Educação Básica Gertrud Aichinger e o Grupo Folclórico New Bremenn Wolkstansgruppe apresentaram espetáculos de dança e a Banda Municipal animou a noite com diversas músicas.

120 cucas, Expedição Rota dos Imigrantes e apresentações culturais

A manhã de sábado iniciou ensolarada e com 120 cucas e café gratuitos para a comunidade na Praça da Bandeira. Aproximadamente 120 pessoas participaram da Caminhada Expedição Rota dos Imigrantes, com um trecho oito quilômetros, saindo do engenho de farinha da família Santos, até no bairro Taquaras.

Ao longo do dia, apresentações culturais diversas: Fanfarra Municipal, Trio Recordações, Nandy e Dynan, Coral Cativar, Grupo Folclórico New Bremenn Wolkstansgruppe, APAE de Ibirama, Escola Municipal de Música e Coral Italiano Rimembransa, de Taió.

As Associações e Entidades Municipais exploraram na sexta e no sábado a comercialização de bebidas e alimentos.

“Ver a alegria das pessoas e a integração da comunidade, através das associações e clubes, é a nossa maior satisfação. A comemoração dos 120 anos de fundação do nosso município foi um sucesso. O que precisamos é querer, é ter vontade e união. Muito obrigado a todos os envolvidos nestes dias de confraternização e resgate ao amor pela nossa cidade, afinal, Ibirama é a nossa terra, é o nosso orgulho”, disse o prefeito Adriano Poffo.

A programação dos 120 anos de Fundação de Ibirama foi organizada Prefeitura Municipal de Ibirama, em parceria com a Sociedade de Atiradores Rafael Alto, Sociedade de Atiradores Rio Sellin, Clube Recreativo Hamônia, Wagner Bebidas, Associação de Moradores do Bairro Operário, Associação de Artesãos, Sociedade Desportiva União, Ricord'Itália, Associação Hansahoehe, Associação de Desenvolvimento Getúlio Vargas e Café Ouro.

Fotos de Sheyla Germano, Beatrice Castelani e Gilmário Fotografias.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP