Revisão do Plano Diretor conclui avaliação das Políticas Públicas Setoriais

22/02/2018 16:40

Na noite da quarta-feira, dia 21, a Prefeitura de Ibirama realizou mais uma etapa do processo de revisão do Plano Diretor Participativo. Por meio de uma audiência pública, promovida na Câmara de Vereadores, foi trazido à comunidade a apreciação das diretrizes e objetivos das políticas públicas setoriais do município. Cerca de 30 pessoas, entre autoridades, representantes de classes e sociedade civil organizada, compareceram ao encontro.

"Trata-se de uma etapa muito necessária. Com o passar do tempo, pontualmente, foi se percebendo que nosso primeiro plano diretor engessou situações para a cidade. Para ajustarmos a direção rumo aos próximos 10 anos, há inúmeros casos em que se cabe a revisão", colocou o vice-prefeito Jucélio Andrade.

Sob coordenação da Assessoria Municipal de Planejamento, as alterações ao documento foram expostas, ponto a ponto, a todos os presentes. Conforme o processo de revisão, as políticas públicas setoriais são divididas nos temas Saúde, Assistência Social, Habitação de Interesse Social, Política de Saneamento, Abastecimento de Energia Elétrica, Transporte, Mobilidade e Acessibilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento da Agricultura e Meio Ambiente Municipal, Incentivo ao Turismo, Cultura, Esporte, Lazer, Recreação e Bem-estar, Segurança Pública e Sistema de Planejamento Municipal.

As novidades apresentadas vieram de indicações dos setores do Executivo Municipal e também a partir de sugestões da população, obtidas em reuniões preliminares realizadas nos meses de outubro e novembro de 2017, ou ainda encaminhadas através de e-mail e caixa de sugestões. Por fim, quatro diferentes questionamentos da plateia foram respondidos durante o evento, contribuindo para o aperfeiçoamento dos conteúdos.

Atualmente expresso na Lei Complementar nº 73/2008, o Plano Diretor de Ibirama é o instrumento que orienta a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. Em consonância com o Estatuto da Cidade, sua revisão deve sempre ocorrer no prazo de 10 anos.

Denisse Lopes

Jornalista SC 02841-JP