Ibirama oferecerá projeto para emagrecimento saudável

Técnicas e estratégias vão auxiliar desenvolvimento de um estilo de vida saudável
28/03/2018 13:27

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), lançará no mês de abril o projeto EmagreSer. A iniciativa tem como objetivo oferecer técnicas e estratégias para o desenvolvimento de um estilo de vida saudável, consequentemente resultando em perda de peso. O evento será realizado na quinta-feira, dia 5, às 18h30, na sede da Secretaria de Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde Izabel Petersen, diversos profissionais estão envolvidos na proposta. “Todas as atividades serão acompanhadas por uma equipe multiprofissional preocupada com a saúde dos ibiramenses”, explica. O projeto oferecerá acompanhamento semanal com psicóloga e nutricionista, além do suporte de fisioterapeuta, fonoaudióloga, farmacêutica e enfermeira.

Segundo a psicóloga Jésita Maria Eyng, que coordenará o projeto em conjunto com a nutricionista Paula Manoela Nienköetter da Silva, serão realizados sete encontros em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. “Conforme as equipes estiverem formadas, iniciaremos as atividades. Quem estiver interessado pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para fazer a inscrição”, explica. Para mais informações, a comunidade interessada pode entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima.

Uma vida mais saudável
A ibiramense Roselene Goetz Vicente, de 46 anos, saiu bastante satisfeita da edição realizada em 2017, na UBS do bairro São Miguel. Ela buscou o projeto após ser alertada pelo médico que estava com hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 e colesterol alterado, justamente pelo fato de estar acima do peso.

No mesmo dia, após sair do consultório médico, Roselene foi convidada a participar do projeto de emagrecimento desenvolvido pelo NASF do seu bairro. Atualmente, após perder 11 quilos, os exames, que antes lhe causaram susto, agora apontam resultados excelentes. Ela destaca que o programa trouxe uma mudança enorme em sua vida, num curto espaço de tempo.

"Realizo caminhadas de 3 a 4 vezes por semana e me sinto muito mais saudável. Estou me surpreendendo ainda, e usando o aprendizado diariamente. Nos momentos que consumo alimentos que não estão no
planejamento, lembro da atividade de ‘voltar aos trilhos’. Aprendi a mudar minha forma de pensar em relação a comida, a planejar minha alimentação, comer de forma saudável e também passei a ter como hábito a
prática de atividade física”, comemora.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP
Fotos: Secretaria de Saúde