Acessuas Trabalho promove ciclo de oficinas para jovens de 14 a 24 anos

22/05/2018 10:15

O Programa Acessuas Trabalho, vinculado à Prefeitura de Ibirama por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, está oferecendo um ciclo de oficinas socioeducativas com temas sobre o "mundo do trabalho". A iniciativa, destinada ao público com idade entre 14 e 24 anos, é totalmente gratuita e acontece em parceria com Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Conforme o secretário de Assistência Social e Habitação, Filipe Ponchielli dos Reis, o objetivo da proposta é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos adolescentes, fortalecer sua autonomia, protagonismo e potencializar suas habilidades.

A segunda oficina do ciclo será promovida já nesta sexta-feira, dia 25, às 14h, na sede do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Ibirama. Sob o tema “Orientação Profissional”, os jovens terão a oportunidade de conhecer as diferentes profissões, realizar análise sobre o atual mercado de trabalho e empregabilidade, receberão dicas sobre marketing pessoal e como construir um bom currículo.

Ao todo, serão ofertadas 30 vagas. As inscrições podem ser efetivadas no escritório do Acessuas Trabalho, junto à Rua Nereu Ramos, no Centro, próximo à sede da Secretaria de Assistência Social. O atendimento é realizado de segunda à quinta-feira feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência para efetuar o cadastro.

De acordo com a assistente social Antoniela Cristina Ferreira, coordenadora local do programa, as inscrições podem ser realizadas até o dia que antecede a oficina. “Quem tiver alguma dificuldade para fazer a inscrição com antecedência pode se encaminhar ao IFC na data da oficina que encontraremos formas de validar a participação”, explica.

As oficinas são independentes, portanto, os interessados que não participaram anteriormente podem integrar as próximas etapas, sem dificuldades. A primeira oficina, realizada no dia 27 de abril, teve como tema “Eu e mundo do trabalho”, e buscou contextualizar os participantes sobre os caminhos a serem seguidos para alcançar uma fonte de renda.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP