Crianças devem receber segunda dose de imunização contra gripe

14/06/2018 15:23

Com o fim do período da campanha nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza em Ibirama, foi registrada a imunização de 3.206 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. O total corresponde a 78% da meta de aplicações prevista ao município pela rede pública.

A Secretaria de Saúde chama agora a atenção dos pais para a entrega da segunda dose aos seus filhos. Bebês e crianças menores de cinco anos que receberam a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, no intervalo de 30 dias.

"Caso a criança não receba o reforço, a proteção não será efetiva. É o mesmo que não ter recebido dose alguma", destaca Andréia da Silva, técnica vacinadora da sala de vacina do Posto de Atendimento Médico (PAM).

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam em 2017 no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1 e o H3N2.

Vacinação é estendida a novos grupos
Diante da disponibilidade de vacinas contra a gripe na cidade, a Secretaria de Saúde vai ampliar a imunização para crianças de cinco até 10 anos não completos, e adultos entre 50 e 59 anos de idade. A medida segue a recomendação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do Governo do Estado.

O atendimento a pessoas dos grupos prioritários que ainda não providenciaram a aplicação também permanece disponível. Para todos os casos, em especial aos pacientes dos novos grupos, é necessária a apresentação da caderneta de vacinação no ato da imunização.

As crianças recebem a dose no PAM e nas UBS Dalbérgia e UBS São Miguel. Já os adultos são atendidos na UBS Dalbérgia, UBS São Miguel, UBS Ponto Chic, UBS Progresso e Areado. As doses contra gripe podem ser encontradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Fotos: Arquivo Prefeitura de Ibirama