Alunos de Ibirama se classificam para Feira Catarinense de Matemática

25/09/2018 09:11

O projeto “A Terra como um grão de coentro”, apresentado pelas alunas Bruna Tayná Chiudini e Camille Poffo, do 9º ano da Escola Municipal Christa Sedlacek, durante a 13ª Feira Regional de Matemática na E.E.B. Professora Semíramis Bosco, em Witmarsum, foi selecionado para ser apresentado na 34ª Feira Catarinense de Matemática que ocorrerá em Massaranduba, SC.

O professor da disciplina de Matemática, Christian James Henschel, explica que o projeto teve como objetivo tornar mais entendível os diâmetros e as distâncias entre os planetas do Sistema Solar, representando-os em uma escala reduzida e comparando-os à objetos do dia-a-dia. “O sol foi representado por uma bola, Mercúrio por um grão de gergelim, a Terra por um grão de coentro, da mesma forma que a distância entre estes corpos celestes”, argumentou.

A ideia também consistiu em aguçar a curiosidade em relação à astronomia, à física e trabalhar as propriedades das operações com notações científicas e Regras de Três, operações matemáticas inseridas na disciplina.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Tatiane Paduin Bittencourt