Servidores da Educação recebem equipamentos de segurança para o trabalho

24/10/2018 10:50

Os servidores públicos responsáveis pela limpeza das escolas e produção de alimentos para as crianças da rede municipal de ensino de Ibirama, irão trabalhar com mais segurança e dentro dos padrões definidos pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que deverá vigorar a partir de 2020.

Na noite de terça-feira, 23, 75 servidores da Secretaria de Educação de Ibirama receberam um kit de Equipamentos para Proteção Individual (EPIs), montado com calçados e uniformes, como também, puderam participar de uma palestra de orientação com o técnico em Segurança do Trabalho, Acácio Konig.

De acordo com o profisisonal, o município está se antecipando a legislação que deverá entrar em vigor a partir de 2020. “Esta iniciativa da administração mostra que existem pessoas preocupadas com a saúde e proteção desses servidores”, explicou Konig.

O eSocial exige que os empregadores comuniquem os órgãos competentes do Governo Federal, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e uso de EPIs. “A legislação exigirá que os servidores recebam os EPIs e que também recebam conscientização e fiscalização sobre a importância do uso”, revelou o técnico em Segurança do Trabalho.

O principal objetivo do uso dos EPIs é neutralizar os riscos biológicos e a contaminação através das roupas. “Cada servidor terá seu uniforme de trabalho, de acordo com cada atividade realizada. O mesmo deverá ser vestido quando o servidor chega até a unidade escolar, evitando trazer a contaminação das roupas utilizadas no trajeto entre a residência e o trabalho”, afirmou.

O eSocial também exigirá fiscalização rigorosa por parte da administração. De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Ibirama, Rogério Eskelsen, é fundamental que os servidores estejam conscientizados sobre a importância do uso desses equipamentos, que contaram com investimento significativo do nosso município. “Antes de proporcionar maior segurança aos nossos estudantes, os EPIs têm como objetivo garantir a integridade física dos nossos servidores”, revelou.

O investimento total na aquisição de EPIs é de cerca de R$ 20 mil. Nos próximos dias os servidores também receberão luvas, aventais, óculos e máscaras.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP