Ibirama realiza a Wandertag e 1ª Caminhada Ecológica Cultural do Rafael Alto

24/10/2018 15:02

A Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Turismo, realiza no dia 4 de novembro a Wandertag e 1ª Caminhada Ecológica Cultural do Rafael Alto. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do site http://ibirama.caminhadas.info, até sábado, 3, às 20h. A promoção conta com o apoio da Comunidade do Rafael Alto, Confederação Brasileira de Esportes Populares Anda Brasil e região turística Caminhos do Alto Vale.

O trajeto, de aproximadamente 10 quilômetros, terá esforço leve a moderado, e pode ser realizado a pé, de bicicleta, a cavalo ou de charrete. Ao longo do caminho, os participantes poderão admirar a arquitetura enxaimel de diversas residências antigas, trilhas em meio a estradas de roça e toda a exuberância da natureza na região.

Também estão previstas diversas surpresas, incluindo atrações musicais e a presença da inusitada "Bierwagen", a carroça da cerveja. A expectativa é que pelo menos 300 pessoas, de diversas cidades de Santa Catarina, e também de outros estados, participem do evento.

Retorno à comunidade

A atividade terá como sede o Salão Atiradores do Rafael Alto. Com início às 7h30min, a recepção será marcada por um café da manhã gratuito. A saída oficial está programada para às 8h30min, e no retorno, os parcitipantes poderão saborear um almoço rural, por adesão, no valor de R$ 25. “É importante que no momento da inscrição pelo site, a pessoa informe se irá almoçar no local, para que a comunidade do Rafael Alto possa se programar”, explicou o diretor de Turismo, Norberto Weinrich, o Neco. O lucro do almoço será revertido para ações na localidade.

Para entrar no clima típico da "wandertag", a organização sugere aos participantes que compareçam trajando roupas ou algum adereço tradicional da cultura alemã ou italiana. Também é indicado o uso de calçados confortáveis, adequados para o meio rural, além de chapéu ou boné, protetor solar e repelente.

Neco explica que o Wantertag segue a política adotada pelo setor, onde demanda gera empreendimento, sendo que eventos como estes são realizados para dar suporte ao desenvolvimento do turismo local. “São por ações como esta que recentemente nosso município foi reconhecido pelo Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, que incluiu Ibirama no mapa do turismo brasileiro 2017-2019”, finalizou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP