(47) 3357 8500

Programa Acessuas Trabalho encerra atividades com saldo positivo

30/01/2019 14:25

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) encerra suas atividades em Ibirama neste mês de janeiro. O Programa era executado com recursos oriundos do Governo Federal, e para ser retomado, o município aguarda a celebração de um novo “Termo de Aceite”, para que possa receber recursos federais e retomar as atividades.

 

A gestora do programa em Ibirama, a assistente social Antoniela Cristina Ferreira, comemorou as conquistas da oferta dos serviços no município. “Centenas de pessoas nos procuraram, pedindo orientações para acessarem o mercado de trabalho”, argumentou.

 

O programa iniciou suas atividades em abril de 2018, e dentro deste período foram atendidas cerca de 290 pessoas, sendo 120 adolescentes, com idade a partir de 14 anos e 160 pessoas adultas. “Também foram elaborados cerca de 230 currículos profissionais, documentos que auxiliaram a população na sua integração ao mercado de trabalho”, explicou Antoniela.

 

O Programa estabeleceu parcerias para realização de cursos de qualificação profissional para a população. Foi ofertado o curso de Noções Básicas de Empresa e Escritório, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), por meio do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) ofertado pela instituição.

 

Também, o curso de Informática Intermediária, em parceria com a Obra Kolping de Rio do Sul, e um curso de Secretariado, Recepcionista/ Telefonista e Auxiliar Administrativo, em parceria com a Intellectus Treinamento e Qualificação (ITQ Brasil). “Foram cerca de 100 pessoas que tiveram oportunidade de participar dos cursos ofertados, reebendo capacitação para inserção no mercado de trabalho”, explicou a gestora.

 

Em parceira com o CIEE foram ofertadas oficinas socioeducativas com o objetivo de preparar os adolescentes para as vagas de Jovem Aprendiz, sendo que as oficinas atenderam cerca de 50 adolescentes. O programa ofereceu apoio, orientação, preparação, mobilização e encaminhamento dos adolescentes para concorrer a vagas de Jovem Aprendiz ofertadas no município, contribuindo para sua integração no mercado de trabalho.

 

O Programa Acessuas Trabalho foi desenvolvido por meio de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Ibirama.

 

As pessoas atendidas que realizaram a elaboração do seu currículo profissional poderão procurar o SINE ou a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município se necessitarem de mais cópias do documento.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando