Audiência Pública convoca comunidade para discutir o futuro do Turismo de Ibirama

07/06/2019 08:48

A Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Turismo, convida agentes de turismo e representantes de entidades envolvidas com o setor, para audiência pública que discutirá o Plano Municipal para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Ibirama. O encontro será realizado no dia 13 de junho, a partir das 19h, na sede da Câmara de Vereadores de Ibirama. A Minuta do Plano está dividida em cinco eixos, sendo eles: Gestão e Governança; Inovação; Infraestrutura; Legislação e Qualificação. Estes se subdividem em diretrizes e ações, aos quais estão vinculados prazos e indicados os responsáveis pela execução. O documento pode ser acessado no site da Prefeitura de Ibirama, no ambiente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), na aba Publicações (http://ibirama.sc.gov.br/download.php?id=2281).

O diretor do Departamento de Turismo, Norberto Weinrich, o Neco, explica que os interessados poderão se manifestar durante a encontro. “Para atendermos os critérios da realização da Audiência Pública, os interessados devem fazer a solicitação por meio do e-mail turismo@ibirama.sc.gov.br até o dia 12 de junho”, frisou.

O objetivo da audiência é acrescentar dados, subsídios, informações, sugestões e críticas sobre o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, com vistas a democratizar, conferir transparência e assegurar a participação popular na gestão da cidade.

Ibirama é considerada a Capital Catarinense do Turismo de Aventura, além de possuir muitos atrativos naturais e culturais. “Para que possamos dar o grande salto no desenvolvimento do Turismo em Ibirama é necessário este planejamento que não olha apenas o agora, mas que consegue perceber várias coisas que já foram pensadas, ditas e realizadas no passado, ao mesmo tempo em que vislumbra, lá na frente, onde queremos chegar”, explicou Neco.

A Minuta de Plano foi elaborada pelo Conselho Municipal de Turismo, com base no Plano de Desenvolvimento Municipal (1998), no Projeto Ibirama – O Futuro é Agora (2005), no Plano Diretor Físico Territorial de Ibirama (2008), no Plano SC/2030, da Secretaria de Estado de Administração e no documento “Turismo Catarinense em Movimento”, desenvolvido pela Fecomércio/SC, com participação da Instância de Governança Regional “Caminhos do Alto Vale”.

Durante o evento, após a formação da Mesa Diretora, o presidente apresentará as regras e objetivos da audiência. Posteriormente haverá a exposição técnica realizada por servidores municipais e serão ouvidos os participantes inscritos para exposição oral. “Os participantes poderão formular e encaminhar perguntas e sugestões por escrito, sendo que ao final será realizada a leitura dos questionamentos e apresentação das respostas”, explicou o diretor de Turismo.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo