População e Poder Público se unem contra a violência aos idosos

14/06/2019 15:40

Idosos de diversos grupos de encontro de Ibirama participaram na manhã desta sexta-feira, 14, de uma mobilização de enfrentamento às violências contra as pessoas idosas. O evento foi organizado pela Prefeitura de Ibirama e Secretaria de Assistência Social e Habitação, por meio do Departamento do Idoso e em parceria com o Conselho Municipal do Idoso.

O objetivo da mobilização foi fomentar a denúncia, ampliar o conhecimento sobre as problemáticas, os direitos dos idosos e mostrar a todos que existe uma rede de proteção, pronta para acolher os idosos e suas famílias. “Continuaremos com este trabalho durante todo o mês de junho, com rodas de conversas junto aos grupos de idosos, justamente para que possamos repassar orientações que possam auxiliá-los a não sofrer nenhum tipo dessas violências”, destacou a secretária de Assistência Social e Habitação de Ibirama, Fabiani Tenfen Soberanski.

A concentração ocorreu nas dependências do Sesi de Ibirama, onde os idosos acompanharam uma palestra com orientações para uma melhor qualidade de vida, e em seguida, partiram em uma passeata até a Igreja Católica Santo Huberto, no Centro, onde funcionários do Sesi estavam prontos para realizar testes rápidos de saúde, como Glicemia e aferição de pressão arterial.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, agradeceu a participação das entidades parceiras e destacou a importância do Poder Público dar suporte a estas pessoas que sofrem violências. “Precisamos agradecer ao Sesi e ao Conselho do Idoso de Ibirama por este apoio e parabenizar a Secretaria de Assistência Social que está com este trabalho de orientação e atendimento aos idosos que sofrem destes tipos de violência, que deve ser um trabalho contínuo”, destacou.

As violências contra os idosos podem surgir de várias formas, como a física, sexual, financeira, psicológica, abandono e negligência. “E para piorar, sabemos que a maioria dessas práticas ocorrem dentro de casa, pela família, o que torna mais difícil denunciar”, destacou Fabiani.

Durante todo o mês de junho haverá distribuição de materiais informativos e rodas de conversa nos 27 grupos de idosos, que atende uma média de 900 idosos. O tema também será abordado nos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A campanha foi alusiva ao dia 15 de Junho, Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”, que tem como foco a mobilização e conscientização da comunidade e governos.

Casos de violência contra os idosos podem ser denunciadas pelo Disque 100 (anônimo e gratuito), Ouvidoria Ibirama, disponibilizado no site da prefeitura, autoridades policiais, Ministério Público, Departamento do Idoso, CRAS e Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Mayara Passold