Mutirões de castração em Ibirama superam 1,1 mil animais esterilizados

15/07/2019 11:41

Ao todo, 55 animais, entre cães e gatos, foram esterilizados em mais um mutirão de castração, realizado no último fim de semana, em novo espaço, na antiga Escola Municipal do Bairro Areado, localizada na Avenida Castelo Branco, em Ibirama. O imóvel foi cedido pela Prefeitura para uso do Coral Cativar, que compartilhou as instalações com o grupo de voluntários Quem Ama Castra.

De acordo com um dos voluntários, Marcos Miranda, as novas instalações utilizadas para os mutirões retratam uma importante conquista para a causa animal na região do Vale Norte. “Com este suporte do poder público conseguimos alcançar mais fácil nossos objetivos, que são evitar os maus tratos e abandono de animais”, frisou.

Os mutirões possibilitam a comunidade um serviço com valor mais acessível e são priorizadas famílias de Ibirama, com renda familiar de até três salários-mínimos. As castrações são realizadas com o apoio de médicos veterinários parceiros, seguindo todas as orientações do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina.

Com a conclusão de mais uma edição da proposta, o município comemora a realização de mais de 1,1 mil esterilizações desde 2017. A estimativa é que, se não castrados, esses animais pudessem gerar mais de 15 mil filhotes, entre gatos e cães.

Voluntários definem data para novo mutirão

As inscrições para o novo mutirão, que será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, podem ser feitas no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Construção Mobiliária de Ibirama, localizado na rua 3 de Maio, 80, sala 205 - Centro. O atendimento ocorre às terças e sextas, entre 9h e 17h, sendo prioritário a famílias da região do Vale Norte com renda de até três salários-mínimos.

O município fica responsável pela cessão do espaço e de parte dos materiais cirúrgicos e de saúde utilizados nos procedimentos, além de fornecer a destinação correta do lixo infectante e reciclável. A Prefeitura também contribui com apoio publicitário e doação de materiais de escritório, de limpeza e higiene, transporte de materiais e empréstimo de equipamentos, como lixeiras e colchonetes.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP