Mamães já podem se inscrever para novo grupo do Programa Mãe Ibiramense

30/08/2023 11:11

Foi realizado na tarde de terça-feira, 29, o último encontro do primeiro grupo de papais e mamães que participaram do Programa Mãe Ibiramense. Na oportunidade foi realizada uma palestra com a Pediatra, Carla Simone de Freitas Ferreira, que abordou o tema: Cuidados com recém-nascido. Os pais que tiverem interessados em participar do segundo grupo, podem fazer suas inscrições junto ao Agente Comunitário de Saúde ou na Unidade Básica de Saúde de referência.

O Programa Mãe Ibiramense tem a intenção de criar um espaço de trocas exitosas entre gestantes e profissionais da área da saúde, como também, estimular a adesão e padronização dos procedimentos de pré-natal.

De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, as ações de educação, que são o foco do programa, proporcionam a promoção de saúde e a prevenção de agravos de doenças. “A realização de grupos com pessoas que possuem necessidades semelhantes, como nesse caso as gestantes, permite o repasse de informações a um número maior de pessoas de maneira efetiva, além de proporcionar acesso a outros profissionais de saúde, como fisioterapeuta e nutricionista, que não fazem parte do pré-natal de rotina atual”, destacou.

O programa proporciona informações sobre todas as fases da gestação, trazendo diversos profissionais de saúde que abordarão temas como as alterações normais na gestação, tipos de parto, amamentação, adaptação dos bebês na rede de ensino e planejamento familiar. Além disso, as mulheres que participarem de seis ou mais encontros têm direito a um kit especial de maternidade.

Mamães receberam kit maternidade

Ao final do Programa, as mamães recebem um kit maternidade com itens adquiridos pelo (FIA) Fundo da Infância e Adolescência, aprovado pelo Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes de Ibirama. Também, roupinhas de bebê, confeccionadas durante o curso de costura industrial, ofertado pelo Programa Portas Abertas, também da Prefeitura de Ibirama e realizado em parceria com o SESI.

O Programa Mãe Ibiramense é realizado pela Prefeitura de Ibirama, por meio de uma parceria entre Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.