Semana da Pátria tem início nesta sexta-feira, 1º de setembro

31/08/2023 10:52

A abertura da Semana da Pátria em Ibirama será realizada nesta sexta-feira, 1º de setembro, a partir das 9h, na Praça Erwin Scheidemantel, no Centro do município. O evento será abrilhantado pela Fanfarra da Escola de Educação Básica Walmor Ribeiro, como também, da Fanfarra Mirim do Centro de Educação Infantil (CEI) Abelhinha Feliz. Outro momento importante será a solenidade de Juramento à Bandeira, com a participação de 73 jovens que foram dispensados do Serviço Militar obrigatório.

De acordo com a secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause, a programação alusiva à Semana da Pátria continuará até o dia 6 de setembro. “Todas as escolas e CEIs do município preparam uma programação diferenciada, com objetivo de reforçar o sentimento de cidadania e patriotismo nos alunos”, destacou.

Dia 7 de setembro terá Alvorada às 6h

O dia 7 de setembro, que celebra a Independência do Brasil, inicia às 6h, com a Alvorada da Fanfarra Municipal pelas principais ruas da cidade.

Às 8h30min, na área central do município, será realizado o ato oficial de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Ibirama. Logo mais, a partir das 9h, tem início o Desfile Cívico de 7 de setembro, alusivo à Independência do Brasil.

Marilene explica que serão cerca de 4 mil pessoas desfilando, divididas em seis pelotões. “Este ano não definimos um tema específico para o desfile, sendo que as escolas deverão prestar suas homenagens à Pátria brasileira”, destacou. Os estudantes receberão um lanche e um suco após o desfile. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP