Escolha as atrações do Weihnachtsmarkt 2023

02/10/2023 09:10

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Comissão Central Organizadora (CCO) do Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama, publicou no site oficial do município, uma enquete para participação popular, que tem como objetivo definir as atrações que integrarão a programação do evento.

Os interessados em participar, deverão acessar o site www.ibirama.sc.gov.br, e poderão escolher quatro atrações musicais, as quais serão incluídas na programação, conforme a disponibilidade de agenda dos artistas.

A enquete divide-se entre quatro Grupos Artísticos, sendo um formado pelas bandas Chiquito e Bordoneio, Vox 3 - Os Alemalukos e Banda Cavalinho. Já outro Grupo tem como opções as Deco Dal Ponte, Grupo Momentos e Tropical Band. Também, um grupo com as alternativas Society Band, Banda Elyte e Banda D´Fiebes. E pra finalizar, a comunidade deve escolher entre DJ Monge ou Dj Tecnotron.

O presidente da CCO, Grégory Kietzer, explica que após a escolha das atrações, o participante da enquete deverá preencher o nome completo e o número do CPF. “Os dados dos votantes permanecerão em sigilo, e ficarão a disposição da CCO para em caso de necessidade, seja facilitada a auditoria dos órgãos fiscalizadores, considerando que a enquete é uma exigência legal para a definição das atrações”, explicou o presidente.

Programação inicia no dia 25 de novembro

A Programação do Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama será diferenciada, e visa o resgate artístico e cultural do evento, como também, a inclusão de outras atividades voltadas ao público. Um dos exemplos é a realização do Futebol Solidário, que será realizado no dia 25 de novembro, no Estádio da Colina. “O futebol é uma paixão do ibiramense, e neste dia, faremos a arrecadação de alimentos para a Ceia Solidária, que será realizada no dia 15 de dezembro, quando será servida uma janta às famílias mais vulneráveis do município e que estão inseridas no Cadastro Único, do Governo Federal”, destacou.

No dia 2 de dezembro, o Grupo de Patinação Ibiratins fará a sua tradicional apresentação anual. Já no dia 3, será realizado o Domingo no Parque, com diversas atividades esportivas e de lazer, como também, atrações artísticas e culturais.

A programação mais intensa do Weihnachtsmarkt ocorre entre os dias 8 e 10 de dezembro, com atividades como o Encontro Regional da Melhor Idade, Abertura do Natal com a chegada do Papai Noel, Fescaibi (Festival da Canção de Ibirama), Encontro estadual de Realezas, Celebração Ecumênica e almoço. “Durante estes dias também se apresentarão as atrações artísticas definidas pela enquete. Lembrando que nestes dias o evento será realizado no Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti e o público poderá desfrutar de praça de alimentação e também, serviço de bar e cozinha”, destacou Grégory.

Entre os destaques, a realização do Tradicional Desfile de Lanternas e Alegorias, que este ano trará como tema o próprio Weihnachtsmarkt. “Este ano queremos prestar uma homenagem a uma pessoa que foi fundamental na concepção desta festa tão tradicional em Ibirama. Estamos em tratativas com a família e logo anunciaremos o nome do homenageado”, destacou. O desfile será realizado no dia 9 de dezembro, às 20h, na rua Tiradentes.

Outro evento relevante é a Escolha da Realeza do XXI Weihnachtsmarkt, que será realizado no dia 10 de dezembro, às 16h. As candidatas interessadas em participar podem acessar o site da Prefeitura de Ibirama, onde está disponível o regulamento na aba Notícias. As inscrições e/ou retirada do regulamento poderão ser feitas até 25 de outubro de 2023, no Departamento de Cultura, localizada na Rua Três de Maio, nº 1, 2º andar, Ibirama/SC, supracitado Antigo Hospital – Hansahoehe, das 8h às 12h e das 13h às 17h, em dias úteis. Outra opção é procurar Marcos Miranda, o coordenador da Escolha da Realeza.

O prefeito em exercício de Ibirama, Jucélio de Andrade, destaca o novo formato de realização do evento. “Este ano não vamos terceirizar a organização da festa. Toda a produção ficará a cargo da CCO, o que exigirá bastante trabalho na formalização das contratações de serviços, conforme a legislação vigente. Porém, tudo vem sendo preparado com muito carinho para que possamos ofertar à comunidade um grande evento, acessível a todos e que celebre a magia do período natalino”, finalizou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP