Ibirama troca empresa de coleta de lixo e implanta Programa Vale Reciclar

15/02/2024 16:37

Na próxima segunda-feira, às 10h, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, o prefeito em exercício, Jucélio de Andrade, fará a assinatura de contrato com a nova empresa responsável pela coleta de resíduos no município, como também, fará o lançamento do Programa Vale Reciclar, que visa potencializar a reciclagem de resíduos no município.

O contrato com a nova empresa, que garante a transição entre a Versa Engenharia (antiga Serrana) para a HMS Resíduos, foi intermediada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, Anderson Fozina Krüger. “Para a qualificação dos serviços de coleta de resíduos, fechamos uma parceria com o CIMVI (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí), visando a adesão a licitação compartilhada de coleta de resíduos sólidos, assim realizando a transição da empresa Versa Engenharia Ambiental para a HMS Resíduos, bem como a adoção ao Programa Vale Reciclar com a embalagem amarela, que tem como objetivo a promoção da coleta seletiva regionalizada, permitindo a conscientização e a valorização dos resíduos sólidos”, destacou.

A HMS Resíduos inicia as operações em Ibirama no dia 1º de março de 2024, sendo que não haverá nenhum reajuste na taxa de coleta de lixo paga pelo contribuinte. “Teremos um período de transição, portanto, poderemos ter algumas falhas na coleta que serão corrigidos nessa fase de adaptação. Porém, o maior ganho para o município será a implantação do Programa Vale Reciclar, que visa tornar Ibirama um exemplo no processo de reciclagem de lixo domiciliar”, destacou o secretário.

Como funciona o Programa Vale Reciclar

Anderson explica que um trabalho de orientação aos moradores vem sendo realizado pelos ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde do município. “Estes profissionais repassam a população, orientações de como fazer a reciclagem dos resíduos de maneira correta para encaminhamento à cooperativa de reciclagem”, destacou.

Na primeira semana de março, funcionários da nova empresa de coleta de lixo farão a entrega de embalagens amarelas aos moradores, onde serão acondicionados apenas os resíduos recicláveis, que serão coletados a partir da segunda semana de março. “Os resíduos recicláveis, como plástico, papel, papelão, vidro, metal e isopor, devem ser acondicionados na embalagem amarela devidamente lavados e secos, pois vão direto para a cooperativa de triagem e reciclagem em Timbó, onde mais de 50 famílias tem suas rendas oriundas do resíduo que você descarta”, destacou.

No momento da coleta os coletores levarão a embalagem cheia e deixarão uma vazia para você utilizar. “Por exemplo, se tiver uma embalagem cheia deixam uma, se tiverem duas embalagens cheias deixam duas”, explicou. Os resíduos não recicláveis, como rejeitos orgânicos e de banheiro, podem ser acondicionados normalmente em sacolas de mercado ou em sacos de lixo habituais.

Se no decorrer do processo surgirem dúvidas, ou caso você não receba a embalagem amarela, pode entrar em contato com o número (47) 99170-0952, por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP