Acesse o roteiro de coleta de lixo aqui!
O que compõe o nosso lixo?
Podemos classificar o nosso lixo da seguinte forma:
Rejeito
Quando não existe nenhuma possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem desde lixo: Poeira de limpeza da casa, papel higiênico, guardanapo, material engordurado, bituca de cigarro.
Resíduo Orgânico
São resíduos que podem ser utilizados em compostagem: Restos de comida, de verduras, frutas, folhas secas.
Reciclável
São resíduos secos que podem ser reciclados e ser reaproveitado como matéria prima: Plástico, vidro, papel, metal.
Resíduos Especiais
São resíduos que não podem ser descartados junto com os outros resíduos, pois podem contaminar o meio ambiente: Óleos, lâmpadas, pilhas, pneus, eletroeletrônicos, celulares, medicamentos, embalagens de agrotóxicos.
Por que separar o lixo?
Com a separação do lixo é possível reaproveitar o máximo possível dos materiais recicláveis, dos resíduos orgânicos e ainda, não há a contaminação entre as classes principalmente dos resíduos especiais. Desse modo a separação contribui para evitar a contaminação do meio ambiente que seria causada se os resíduos fossem destinados misturados.
Quando a separação é realizada corretamente, cada classe de resíduo terá a sua destinação correta:
- - Os Recicláveis serão reutilizados, proporcionando uma economia de matéria prima;
- - Os resíduos orgânicos serão utilizados em compostagem, gerando adubo orgânico excelente para ser utilizado em hortas e jardins;
- - Os resíduos especiais, que possuem grande potencial de poluição, serão destinados a responsáveis pela sua destinação;
- - Os Rejeitos separados não vão contaminar os resíduos que podem ser reutilizados, e a sua destinação final será o aterro sanitário pois não podem ser reutilizados e assim a quantidade de resíduo enviada ao aterro sanitário será bem menor.
Orientações no acondicionamento do lixo
Remover restos de alimentos de materiais recicláveis secos.
Vidros devem ser acondicionados separadamente, e identificados
Plásticos não rígidos (sacolas, embalagens, etc.) podem ser acondicionados em garrafas plásticas, formando assim “blocos ecológicos”.
Resíduos em condições inadequadas de acondicionamento e descarte podem provocar doenças, mau cheiro, poluição ambiental e podem causar acidentes (resíduos cortantes como o vidro devem ser embalados adequadamente).
Não se esqueça que a prática de queima de resíduo pode configurar crime ambiental!
Compostagem
A compostagem é uma excelente alternativa para o tratamento dos resíduos sólidos e existem métodos fáceis e de baixo custo que você pode fazer na sua casa. O método Lages de compostagem é um deles! Ele é feito em escolas e centros de educação infantil do município de Ibirama. O método consiste na deposição do material orgânico diretamente onde se deseja ter uma horta, ali o material se transforma em adubo orgânico tornando a sua horta muito fértil. Após um período de aproximadamente 30 dias já é possível plantar o que desejar.
Confira o método nos vídeos a seguir e saiba mais sobre o método e como fazer:
Locais para destinação de Resíduos Especiais
Eletrônicos: APAE de Ibirama.
Pilhas e baterias: Lojas onde são comercializadas.
Remédios: Podem ser entregues nas Unidades Básicas de Saúde e farmácias.
Lâmpadas: Lojas onde são comercializadas.
Telefone para contato: 3357-8517
WhatsApp: 991700952