(47) 3357 8500

Ibirama comemora superação de pobreza e extrema pobreza no município

Em 2015, 15 famílias já pediram o desligamento voluntário do Programa Bolsa Família
28/04/2015 16:57

Ionira Aparecida do Nascimento tem 61 anos e reside sozinha em uma residência localizada no Bairro Nova Stettin, em Ibirama. Viúva, mãe de um casal de filhos, passou por muitas dificuldades na vida e por mais de três anos foi uma das beneficiárias do Programa Bolsa Família no município.
Neste ano de 2015 sua vida mudou: Ionira conseguiu um emprego onde atua como auxiliar de serviços gerais em uma rede de lojas e voluntariamente pediu o desligamento do Bolsa Família. “Hoje existem pessoas precisando mais do que eu. Por isso pedi pra sair porque agora estou bem melhor”, diz.
A senhora de cabelos curtos e sorriso no rosto acredita que o apoio que recebeu de diversos profissionais dos serviços públicos municipais, foi um dos fatores determinantes para essa mudança. “Como eles já me conheciam por causa do meu cadastro na Assistência Social, eu passei a receber auxílio psicológico com o pessoal do CAPS, acompanhamento do pessoal da Saúde, aprendi atividades manuais no CRAS e passei a me sentir mais segura para procurar emprego”, conta.
O caso de Ionira é um dos 15 que aconteceram somente neste ano. “A diminuição de famílias que recebem a transferência de renda pelo Programa Bolsa Família em Ibirama é uma notícia a ser comemorada. Significa que a atuação dos servidores municipais e da Gestão da Política Municipal de Assistência Social, em parceria com as políticas setoriais, está contribuindo efetivamente na garantia de direitos e na qualidade de vida das pessoas”, explica Filipe Ponchielli dos Reis, Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação.

Veja os números

Ano

Maior número de beneficiários

Menor número de beneficiários

2013

Maio – 246

Janeiro – 223

2014

Julho – 272

Dezembro – 222

2015

Janeiro – 178

Abril – 156 

 

Em 2013, o maior número de beneficiários do Programa em Ibirama chegou a 246 famílias, em maio. Agora, em abril de 2015, o número baixou para 156. De acordo com Ponchielli, vários fatores contribuíram para obter este resultado: “Com o respaldo do Governo Municipal nós capacitamos nossos servidores, fortificamos os Conselhos Municipais e estruturamos melhor os nossos serviços. Isto refletiu diretamente no acolhimento destas pessoas, na quantidade de famílias que atendemos e na qualidade dos nossos atendimentos”, destaca. 

Outro fator que contribuiu, segundo o Secretário, foi a realização dos cursos do Pronatec Social e também os serviços e ações de prevenção do CRAS. “A dona Ionira, é exemplo de muitos que são acolhidos, acompanhados e orientados na Proteção Social Básica e outros serviços da rede socioassistencial, e que hoje, comemoram o esforço e a superação”. Em 2013, por meio do PRONATEC, foram ofertados cursos de Torneiro Mecânico, Mecânico de Máquina de Costura, Manicure e Pedicure, Salgadeiro, Operador de Computador e Costureiro Industrial. Já em 2014 foram curso de Salgadeiro e Manicure e Pedicure.
A equipe da Assistência Social também conta com o apoio dos profissionais da Secretaria de Saúde e de Educação, que atuam, auxiliando estas famílias. Encontros multissetoriais são realizados com estas equipes para esclarecer e buscar soluções quanto as condicionalidades do Programa Bolsa Família (relacionadas a frequência escolar e manutenção da vacinação das crianças das famílias, por exemplo).
“Os reflexos do reordenamento dos serviços, programas, projetos e benefícios, dos esforços dos servidores e do Governo Municipal, vão aparecendo ao longo do tempo e fazendo com que os direitos das famílias sejam garantidos. Por isso, temos a certeza de em breve mais pessoas, como a dona Ionira, entrarão em contato com a Secretaria para dividir conosco as suas vitórias”, finaliza o Secretário.
Segundo dados do Governo Federal, famílias em situação de extrema pobreza têm renda per capita de até R$ 77,00 mensais e em situação de pobreza de R$ 154,00 per capita ao mês. 

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762
Download das fotos em alta resolução
Carregando