Esta segunda, dia 18 de maio, é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo da data é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar desta luta. Em Ibirama foi realizada na manhã de sábado, 16, uma Mobilização no Trânsito.
O ato foi realizado na Rua Tiradentes, em frente a Igreja Católica Matriz. Folders, adesivos e sacolas de câmbio da campanha foram distribuídos. Uma tenda da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, também foi montada em frente a Igreja, com profissionais da Rede de Atendimento prestando esclarecimentos sobre este tema.
O evento foi aberto às 9h pelo Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação Filipe Ponchielli dos Reis, que falou sobre a importância desta discussão em nosso dia a dia, frisando que no município, a data também foi reconhecida no dia 6 de maio de 2015, como o Dia Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto Juvenil, por meio da Lei 3.159. Representando o Poder Legislativo, a Vereadora Maria da Graça de Souza Feijó, que foi a responsável pela elaboração do Projeto de Lei para criação da data em Ibirama, também fez reflexões sobre o tema.
A ação contou com a presença de pessoas da comunidade, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na ocasião, o Prefeito de Ibirama Osvaldo Tadeu Beltramini parafraseou Johann Goethe, destacando que “só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a”.
As atividades em Ibirama são organizadas pelo Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Centro, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.
Além da Mobilização no Trânsito, ações comunitárias, desenvolvimento de trabalhos manuais alusivos ao tema no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e a distribuição de cartazes e material informativo (jornais e folders) estão sendo realizados. Dinâmica construída com professores de CEIs e Escolas da Rede de Ensino Municipal, Estadual e Particular, para serem trabalhadas em sala de aula e ainda a realização de entrevistas e matérias para serem divulgadas nos meios de comunicação integram as atividades em Ibirama.
O que é a violência e exploração sexual infanto juvenil?
A violência sexual infanto juvenil é qualquer ato de natureza sexual praticado contra crianças e adolescentes, seja pela força, ameaça, contra sua vontade ou mesmo com o consentimento deles.
Como ocorre?
De duas formas – abuso sexual e exploração sexual:
Abuso sexual é a utilização de criança ou adolescente, por um adulto ou mesmo por um adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
Exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e de adolescentes, com a intenção de lucro ou da troca, seja financeira ou de qualquer outra espécie: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
Saiba mais
18 de maio é o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
DENUNCIE
Disque Direitos Humanos: 100
Conselho Tutelar de Ibirama: 3357-8519 ou 8804-4653 (Plantão)
Participem, fiquem atentos e vamos fazer bonito.
Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762