A Secretaria de Saúde de Ibirama aderiu a Mobilização Estadual contra as Hepatites Virais, que acontece até sexta, dia 31 de julho. O objetivo da campanha é reforçar e incentivar as ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno, por meio de ações de vacinação e orientação em saúde. A mobilização compreende a aplicação da vacina contra hepatite B, orientações a respeito das doenças e entrega de materiais informativos nas unidades de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as pessoas que possuem caderneta/cartão de vacina com três doses de hepatite B registradas não precisarão ser vacinadas. Só é necessário aplicar a vacina da hepatite B em quem nunca recebeu nenhuma dose ou que possua menos de três doses registradas.
Testes rápidos
As Unidades Básicas de Saúde disponibilizam também os testes rápidos de hepatite B, C, HIV e sífilis durante o horário de atendimento normal (de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h). Esses testes são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Esse método permite que, em apenas 15 minutos, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.
Sobre as hepatites
A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, cujos sintomas nem sempre aparecem, mas quando surgem podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível contrair a doença por meio do compartilhamento de objetos sem adequada esterilização, tais como: agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure, materiais para aplicação de tatuagens e colocação de piercings.
A hepatite C também é transmitida pelo sangue. A contaminação pode ocorrer pelo uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas, canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 pode ser portador da doença.
Como prevenir a hepatite B e C
Vacine-se contra a hepatite B.
Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar.
Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação.
Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis.
Utilize material de manicure individual e esterilizado.
Use preservativo em todas as práticas sexuais.
PREVENÇÃO – SEMPRE, O MELHOR REMÉDIO
Foto ilustrativa
Sheyla GermanoJornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762