A Gestão da Política de Assistência Social de Ibirama, por meio da Administração Municipal, protocolou, no dia 31, na Câmara de Ibirama, o Projeto de Lei que cria o SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA EM IBIRAMA. O Projeto de Lei entrou na Câmara para discussão na segunda, dia 3, e tramita na 1ª Comissão – Comissão de Constituição, Justiça e Redação de Leis.
Entenda o Serviço
O Serviço está na Tipificação dos Serviços Socioassistenciais, é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação – Proteção Social Especial de Alta Complexidade, e é responsável pela organização do acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. Além disso, seleciona, capacita, cadastra e acompanha as famílias acolhedoras, bem como realiza o acompanhamento da criança/adolescente acolhido e sua família de origem.
O Serviço é uma alternativa de proteção que se distingue do acolhimento institucional (do abrigo), especialmente pela atenção individualizada à criança; pela possibilidade de construção de novos vínculos afetivos; pelo favorecimento de uma convivência familiar que traz experiência à criança de uma rotina de família e um sentimento de pertencimento; pela inserção comunitária que a família proporciona.
Segundo o Secretário Municipal de Assistência Social de Ibirama, Filipe Ponchielli dos Reis, no município, duas crianças e um adolescente estão afastados por medida de proteção e abrigadas no município de Braço do Trombudo em acolhimento institucional no Lar João 3:16. Hoje, essas crianças e adolescentes e suas famílias estão sendo acompanhadas pela equipe de Proteção Social Especial, e também pela rede intersetorial.
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762