(47) 3357 8500

Secretaria de Saúde de Ibirama realiza mutirão de limpeza no cemitério municipal

Atividade será realizada em todos os outros cemitérios da cidade
10/12/2015 12:08

Com o objetivo de combater e prevenir a dengue em Ibirama, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Entomológica, realizou nesta quinta-feira, 10 de dezembro, um mutirão de limpeza no cemitério municipal. A ação preventiva teve como foco principal a eliminação de locais que possam acumular água.
De acordo com Creusa Schroeder, Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde, os cemitérios são pontos estratégicos e monitorados regularmente pelos agentes: “devido ao aumento na quantidade de flores e outros arranjos depositados nessa época do ano, os cuidados precisam ser redobrados, principalmente por causa da elevação das temperaturas e pelo volume de chuvas registrado”, explica.
Segundo Creusa, um plano de ação está sendo montado e a mesma atividade será realizada em todos os outros 11 cemitérios de Ibirama. O grupo, formado por agentes de saúde, uma enfermeira e a Coordenadora, realizou a retirada de plásticos e entulhos com acúmulo de água.
“A prevenção depende de toda a comunidade, por isso, mais uma vez pedimos a colaboração de todos no combate ao mosquito”, conclui Creusa.

Prefeitura de Ibirama desenvolve trabalho de prevenção e combate ao mosquito

A Prefeitura de Ibirama, por meio de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual, desenvolve o trabalho de prevenção e combate ao mosquito da dengue. O município conta com duas agentes de combate a endemias capacitadas, que têm a função de descobrir focos do mosquito, destruir e evitar a formação de criadouros, e impedir a reprodução de focos.
Atualmente, o município conta com 94 armadilhas e 78 pontos estratégicos, que são monitorados periodicamente pelos agentes. O último foco no município foi encontrado no mês de junho de 2013.
A Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos) e manchas vermelhas na pele.

Orientações para evitar a proliferação do mosquito da dengue:

Evite usar pratos nos vasos de plantas;
Se usar, coloque areia até a borda;
Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
Mantenha lixeiras tampadas;
Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
Mantenha ralos fechados e desentupidos;
Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
Retire a água acumulada em lajes;
Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue. 

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762
Download das fotos em alta resolução
Carregando