(47) 3357 8500

Vacinação contra a Influenza começa no dia 25

Em Ibirama, 5.100 pessoas devem ser imunizadas
18/04/2016 16:27

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2016 foi antecipada em Santa Catarina e começa na próxima segunda, dia 25 de abril, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A ação acontece até o dia 20 de maio.
Em Ibirama, 5.100 pessoas devem ser imunizadas, sendo 399 crianças de seis meses a dois anos, 713 de dois a quatro anos, 200 gestantes, 33 puérperas (até 45 dias após o parto), 2092 idosos de 60 anos ou mais e 1212 comorbidades (portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Dia D

O Dia de Mobilização Nacional de Vacinação será no sábado, 30 de abril, das 8h as 17h (sem fechar para o almoço), no Posto de Atendimento Médico – PAM do Centro e nas UBSs de Dalbérgia e da Serra São Miguel.

Quem vai receber a imunização?

Serão vacinadas as pessoas do chamado grupo prioritário: gestantes, crianças de seis meses até os cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses, 29 dias), pessoas com doenças crônicas, idosos acima de 60 anos, índios, trabalhadores da saúde, presos e mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias.

Saiba mais sobre a vacina

A vacina que será utilizada será a trivalente – combate os vírus tipo A H1N1, tipo A H3N2 e o vírus do tipo B, de gripe comum. Pessoas com alergia à proteína do ovo devem conversar com o médico antes da aplicação da vacina.
Vale reforçar para as pessoas que se imunizaram em 2015 precisam tomar a dose novamente em 2016, pois a imunidade contra a gripe dura até um ano após a aplicação da vacina.

Vírus Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.
A transmissão do vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Sintomas: aparecimento súbito de febre, dores de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, são as manifestações mais comuns. Nos casos mais graves existe dificuldade respiratória.

Reações adversas

Após a aplicação da vacina podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Previna-se

A prevenção ainda é a melhor forma de se proteger, por isso, seguem as principais orientações para se evitar a gripe:

Lavar as mãos, várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento;
Evitar aglomerações e ambientes fechados;
Manter os ambientes bem ventilados;
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
Ingestão de frutas, fibras, água, sucos naturais e chás são hábitos que devem fazer parte da rotina o ano todo;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Cobrir nariz e boca com lenço de papel quando espirrar ou tossir;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
Utilizar álcool em gel para higienizar as mãos.
 

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762
Download das fotos em alta resolução
Carregando