(47) 3357 8500

Hoje é o Dia Nacional e Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantojuvenil

Rede de Proteção e Atendimento integral à Criança e ao Adolescente de Ibirama distribui materiais informativos para a comunidade
18/05/2016 10:23

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional e também Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantojuvenil. Em Ibirama, uma Comissão formada por diversas entidades desenvolve ações que integram a Campanha Municipal de Prevenção ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi lançada na noite desta terça (17), durante o 1º Seminário Municipal para a “Rede de Proteção e Atendimento integral à Criança e ao Adolescente de Ibirama”, com o slogan: É NOSSO DEVER PROTEGER.
Desde as 9h desta quarta (18), a Rede de Proteção e Atendimento integral à Criança e ao Adolescente de Ibirama distribui materiais informativos sobre a Campanha, na Praça Erwin Sheidemantel, no Centro de Ibirama. A Campanha também está sendo divulgada no comércio do município.

18 a 20 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes registrados em Ibirama no ano

Falar de violência sexual contra crianças e adolescentes no nosso município é necessário e muito importante, porque a violência sexual contra os infantes e juvenis é uma prática que infelizmente também acontece no município de Ibirama. Segundo dados da Rede de Proteção e Atendimento integral à Criança e ao Adolescente de Ibirama, nos últimos três anos, o município registrou entre 18 a 20 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes por ano, geralmente praticado por uma pessoa com quem a vítima possui uma relação de confiança e que participa do seu convívio.
Todas as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável das nossas crianças e adolescentes. E isso incide sobre o próprio município, cujo desenvolvimento não depende apenas da área econômica, mas também da área social e de direitos humanos. É por isso que a Constituição Federal deu a responsabilidade de garantir os direitos das crianças e adolescentes do país a toda a sociedade, à família, à comunidade e ao Estado. O dever de proteger é de todos!

Como agir em caso de violência contra crianças e adolescentes?

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, a sua atitude deve ser denunciar! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições:
Conselho Tutelar (47) 88044653 (Plantão);
Disque 100 (por telefone ou pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br) – canal gratuito e anônimo;
Escola, com os professores, orientadores ou diretores;
Delegacia;
Polícia Militar ou Polícia Rodoviária Federal número 190;
Casos de pornografia na internet:
Denuncie em www.disque100.gov.br. 

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762

Download das fotos em alta resolução
Carregando