O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Ibirama participou do III Workshop em Saúde Mental e Humanização – Qual é a sua Loucura, com o tema: “Nos embalos da Saúde Mental”. O evento aconteceu no dia 18 de maio, em Indaial. O evento marcou o dia da Luta Antimanicomial.
Na ocasião, o grupo de dança SonhArt do CAPS de Ibirama, composto por 12 usuários, se apresentou pela segunda vez. O grupo de dança SonhArt é fruto da oficina de dança, que ocorre semanalmente na unidade e é coordenada pela Professora Tuane Cristóvão da Silva. Essa atividade faz parte do procedimento “práticas corporais”, descrito na Portaria n° 854, de 22 de agosto de 2002.
Para a apresentação foram confeccionados alguns itens para compor o cenário. Estes foram desenvolvidos pelos usuários na oficina de artes, coordenada pela Enfermeira Gabriela Romão. A caracterização dos usuários ficou sob a coordenação da Psicóloga Margarete Felippi.
Além dessa apresentação, o grupo de Economia Solidária do CAPS, composto por cinco usuários, expôs para comercialização os produtos fabricados na oficina Arte e Sabor, que ocorre semanalmente, e é coordenada pela Psicóloga Graciela Alves.
Para o desenvolvimento das atividades pautadas na Economia Solidária desenvolvidas no CAPS, o grupo conta com o apoio da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária da AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí), que é composta pela ITCP/FURB (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares), por profissionais de serviços de saúde mental, pela Eloucrescer e Aufasam, que são Associações de Usuários e Familiares dos CAPS de Blumenau e Indaial, respectivamente, por meio de reuniões mensais que ocorrem na FURB.
Associação de Usuários, Familiares e Amigos do CAPS de Ibirama
Segundo a equipe do CAPS de Ibirama, futuramente, pretende-se apoiar e auxiliar na organização de uma Associação de Usuários, Familiares e Amigos do CAPS de Ibirama, visando à promoção da contratualidade. Ou seja, a ampliação das redes sociais dos usuários e de sua autonomia, por meio da criação desse novo espaço de diálogo e negociação, buscando também, a participação dos mesmos nos mais diversos campos, em igualdade de oportunidades, por meio da apropriação e a defesa de direitos. Além disso, fomentar para que o grupo de Economia Solidária se desenvolva independente do CAPS, assim como já ocorre em alguns municípios, sendo uma atividade da Associação.
“Almeja-se que esta seja uma das portas de saída do serviço, já que muitos resumem sua vida ao CAPS e permanecem por muitos anos no serviço por possuirmos, no município, poucos espaços sociais para acolher o usuário já 'ressocializado/reabilitado'. Dessa forma, corremos o risco de cairmos na lógica manicomial, institucionalizando no próprio CAPS”, explica Graciela Alves.
Vale destacar que o objetivo deste serviço é a inclusão dos usuários na sociedade e na família, pelo acesso ao lazer, educação, cultura e trabalho, sendo reconhecidos e respeitados dentro das suas limitações, superando o preconceito, e não propriamente a “cura”.
O CAPS atende pessoas com transtornos mentais graves e/ou persistentes e dependentes químicos de álcool e outras drogas. Fica localizado na Rua Joinville, 112, no Centro de Ibirama.
Fotos e informações: CAPS de Ibirama.
Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762