(47) 3357 8500

CAPS de Ibirama visita academia de ginástica

Usuários recebem orientações e participaram de uma aula
10/11/2016 13:05

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Ibirama tiveram a oportunidade de conhecer recentemente uma academia de ginástica na cidade – a Academia Planeta Korpo. A atividade foi realizada com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, como coadjuvante importante ao tratamento de pessoas com sofrimento psíquico.
Na oportunidade, o educador físico e proprietário da academia, Diego Silva, conversou com os usuários sobre atividade física e qualidade de vida, relatando todos os benefícios dessa prática para a saúde física e mental, sanando as dúvidas dos participantes.
Os usuários circularam pela academia, conheceram e experimentaram alguns aparelhos de musculação. O professor Diego ainda orientou uma aula, com exercícios que podem ser realizados em casa e em poucos minutos.
Em nome da equipe do CAPS e dos usuários, a Coordenadora Graciela Alves, agradece a disponibilidade e gentileza do professor Diego, em recebê-los.

Saiba mais

Os CAPS são instituições destinadas a atender pessoas com sofrimentos mentais, estimulando a (re) integração social e familiar, oportunizando iniciativas na busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento em equipe multidisciplinar – como principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica.
As ações desenvolvidas nos CAPS ocorrem em ambiente aberto, acolhedor e inseridas na cidade, no bairro. Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da ampliação da rede de suporte social dos usuários, preocupando-se com sua singularidade, história, cultura, ou seja, grande parte das atividades ocorrem no território, onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares.
Graciela Alves conta que pesquisas direcionadas à qualidade de vida têm evidenciado cada vez mais a importância da atividade física à saúde mental, reduzindo sintomas como estresse, insônia, depressão e ansiedade. Além disso, essas práticas oportunizam ao individuo isolado pela doença o convívio com outras pessoas e, consequentemente, sua reinserção social.
Segundo o Doutor em Educação Física e Saúde, Brian Sharkey, “a atividade física ocupa a mente, permitindo a passagem do tempo durante períodos difíceis, permite a substituição de maus hábitos por bons hábitos, fixações negativas por fixações positivas, é uma forma de meditação, fornecendo os benefícios de outras abordagens associadas à melhoria da saúde e na aptidão; dá uma sensação de controle sobre nossa própria vida e o meio em que vivemos”.

Informações e imagens: CAPS de Ibirama.
Referência: Sharkey, B. J. (1998). Condicionamento físico e saúde. Porto Alegre: Artmed. 

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762
Download das fotos em alta resolução
Carregando