Dia 18 de maio é o Dia da Luta Antimanicomial e há 30 anos existem mobilizações nesta data contra tratamentos excludentes e violentos na área da saúde mental. Também neste dia reivindica-se o fechamento dos manicômios, a criação de serviços substitutivos às internações psiquiátricas e a criação de legislação e políticas públicas em favor de melhorias na área da saúde mental.
Para chamar a atenção da comunidade sobre o tema, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirama realizou uma mobilização no Centro da cidade no dia 23 de maio (terça-feira), quando servidores e usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e agentes comunitários de saúde orientaram a sociedade sobre o tratamento em saúde mental humanizado, entregaram lembranças alertando sobre a luta antimanicomial e estenderam faixas destacando a passagem deste dia de mobilização.
O evento, que estava agendado para o dia 18, foi transferido para o dia 23, em virtude da chuva registrada na data.
O Secretário Municipal de Saúde Adolfo Guenther Fiedler, que também participou da mobilização destaca que “é necessário que profissionais e usuários da saúde mental, bem como a sociedade, se mobilizem para buscar cada vez mais um atendimento humanizado. Precisamos nos unir para termos uma sociedade livre de estigmas e com mais inclusão social. Nós, enquanto Secretaria Municipal de Saúde, estamos fazendo a nossa parte”.
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama