Neste sábado, 12 de maio, será o "Dia D" da campanha nacional de mobilização contra a gripe influenza. Na ocasião, as unidades básicas de saúde de Dalbérgia, São Miguel e o PAM prestarão atendimento em horário especial, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.
Têm direito à imunização gratuita os maiores de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, professores, gestantes, mães no pós-parto, indígenas e profissionais de saúde, além portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais. Para todos os casos, é necessária a apresentação da caderneta de vacinação no ato da vacina.
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam em 2017 no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1 e o H3N2. A dose é contraindicada somente a pessoas com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo.
Vacinação segue até dia 1º de junho
Até o dia 1º de junho, data final da campanha deste ano, a vacinação em Ibirama seguirá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. As crianças recebem a dose no PAM e nas UBS Dalbérgia e UBS São Miguel. Já os adultos são atendidos na UBS Dalbérgia, UBS São Miguel, UBS Ponto Chic, UBS Progresso e Areado.
A meta local de mobilização contra a gripe para 2018, repassada à Secretaria Municipal de Saúde, é imunizar 5.199 pessoas pela rede pública. O total equivale a 100% da população do grupo prioritário, formado pelos indivíduos em situações mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Conforme recomendação federal, pelo menos 90% do contingente deverá receber a vacina no município dentro do prazo da campanha.
Serviço:
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza
Período: de 23 de abril até 1º de junho, com o “Dia D” em 12 de maio
Quem tem direito à vacinação na rede pública:
- idosos com mais de 60 anos;
- crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos;
- gestantes;
- mulheres puérperas (até 45 dias após o parto);
- trabalhadores da saúde (devem apresentar o registro no conselho da categoria ou o último holerite para comprovação do exercício da profissão);
- professores das redes pública e privada (precisam apresentar o último holerite para comprovação do exercício da profissão);
- povos indígenas;
- adolescentes acima de 12 anos sob medidas socioeducativas;
- população privada de liberdade;
- funcionários do sistema prisional;
- portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina).
Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Fotos: Arquivo Prefeitura de Ibirama
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama