(47) 3357 8500

Ibirama integra mutirão de cirurgias de catarata

04/06/2018 14:31

A Prefeitura de Ibirama, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, viabilizou a realização de 45 procedimentos cirúrgicos para cura da catarata, em um mutirão que deverá zerar a fila de espera pelo serviço no município.


As cirurgias serão realizadas entre os dias 10 e 12 de junho, no Hospital Comunitário Annegret Neitzke, em Pouso Redondo, credenciado pela Secretaria de Estado da Saúde para o serviço. O mutirão será custeado pelo governo de Santa Catarina, e o município de Ibirama viabilizará o transporte dos pacientes até Pouso Redondo. 

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Izabel Pettersen, os pacientes que aguardam pela cirurgia serão avisados pela equipe durante esta semana. “Será respeitada a ordem cronológica de atendimentos. Quem tiver a cirurgia agendada deve evitar faltar, pois não temos previsão de outra data para ser remarcada”, pontuou.

 

O prefeito Adriano Poffo destacou a parceria firmada junto ao governo do Estado que irá beneficiar diretamente os pacientes ibiramenses. “A catarata é um problema que pode se agravar com o passar do tempo. Com este importante apoio do governo do Estado vamos conseguir zerar a fila de espera pela cirurgia e proporcionar melhor qualidade de vida a estas pessoas”, afirmou. 

 

Nos dias 10 e 11 serão realizadas as cirurgias nos pacientes que possuem a doença nos dois olhos. No dia 12 serão atendidos os pacientes com catarata em apenas um dos olhos. O pós-operatório não exige internamento, e para garantir os cuidados básicos, quem se submeter ao procedimento cirúrgico receberá gratuitamente um par de óculos de sol e o colírio para o pós-tratamento.

 

O que é a catarata
A catarata é a alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. Essa lente fica mais opaca com o envelhecimento natural do organismo. A perda da transparência dificulta a chegada da luz à retina e a visão diminui. A doença é mais comum a partir dos 60 anos e acomete todas as pessoas, mas em graus diferentes.

 

O procedimento cirúrgico é considerado de baixa complexidade, com anestesia local e sem necessidade de internação. Não existe nada que possa prevenir a doença, que se não for tratada, pode levar à cegueira. A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo.

 

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP
Fotos: Gilberto Marques/A2img
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Download das fotos em alta resolução
Carregando